Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sábado, 28 de janeiro de 2017

Benefícios do cálcio para a saúde

– Saúde óssea e prevenção da osteoporose: a ingestão adequada de cálcio durante a infância, adolescência e início da idade adulta (até 30 anos) é essencial para aumentar a massa óssea. Quanto maior a massa óssea nessa idade, menor o risco de osteoporose. No entanto, uma dieta rica em cálcio, assim como vitamina D e exercícios regulares são as melhores maneiras de reduzir o risco de osteoporose.
– Menor risco de câncer do cólon: vários estudos observacionais têm ligado uma maior ingestão de cálcio com um risco reduzido de câncer de cólon. No entanto, outros estudos indicam que os resultados são inconclusivos.
– Diminuição da pressão arterial: há evidências sobre se o aumento da ingestão de cálcio diminui a pressão arterial. Vários estudos relatam que as pessoas que consomem cálcio a partir de fontes vegetais são menos propensas a ter pressão arterial elevada e podem reduzir o risco de doença cardíaca. Por outro lado, aqueles que ingerem cálcio, nomeadamente de queijos salgados, são mais propensos a ter uma maior pressão sanguínea e aumento do risco de doença cardíaca.

Pessoas em risco de uma deficiência de cálcio

– Mulheres na pós-menopausa: devido a níveis reduzidos de estrogênio, a absorção de cálcio diminui em mulheres pós-menopáusicas.
– Casos de amenorreia: a amenorreia é uma condição que normalmente ocorre em mulheres anoréxicas ou atletas do sexo feminino. Isso também se deve à redução dos níveis de estrogênio. Recomenda-se uma maior ingestão de alimentos ricos em cálcio.
– Vegetarianos e veganos: o oxálico e ácidos fítico, que são encontrados principalmente em produtos vegetais, são capazes de reduzir a absorção de cálcio. No entanto, também foi mostrado que o consumo de carne pode aumentar a excreção de cálcio. Como tal, os vegetarianos e veganos não estão em desvantagem em relação aos onívoros, mas ainda devem comer muitos alimentos vegetais ricos em cálcio.
– Alguns medicamentos: pessoas que tomam certos medicamentos, por exemplo, antiácidos contendo alumínio e magnésio, laxantes estimulantes e óleo mineral, glucocorticoides, tais como prednisona.
– Os indivíduos com intolerância à lactose: pessoas com intolerância à lactose consomem menos produtos lácteos, que por sua vez, reduz a quantidade de cálcio consumida.
Mais informações
O queijo e o leite são alimentos ricos em colesterol e devem ser consumidos com moderação. As sementes de gergelim, sementes de linhaça, amêndoas e a castanha são alimentos ricos em calorias e devem ser consumidos com moderação por pessoas com maior índice de massa corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.