Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sábado, 5 de agosto de 2017

Os benefícios da cromoterapia

O que é a cromoterapia?

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa a cromoterapia é a “terapia que se baseia na aplicação de cores” através da utilização de luzes, cristais ou água. Por outras palavras, a cromoterapia é uma técnica terapeuta que utiliza as sete cores do espectro (e as suas variações) para melhorar o nosso bem estar mental e ainda a nossa saúde.
Utilizada no continente asiático há milhares de anos, a cromoterapia é tal como o nome indica uma terapia que atua sobre determinados pontos do nosso corpo como fonte de cura e harmonia. Cada cor tem uma vibração e função específicas, causando diferentes modificações no nosso sistema nervoso.

Como funciona a cromoterapia?

Os praticantes da cromoterapia acreditam que cada cor pode ser usada para corrigir os desequilíbrios de energia que podem ser a causa de alguma doença ou mal estar. O terapeuta aplica as cores através de luzes ou cristais em pontos específicos do corpo, como por exemplo, as zonas dos “chakras”.
Esta terapia pode ser realizada em gabinetes e salas específicas, equipadas com lâmpadas LED, através da observação das cores ou banhos/chuveiros de luz colorida, onde cada cor programada tem um efeito diferente sobre o organismo.

Os benefícios da cromoterapia 

Tal como já referimos, a cromoterapia pode produzir determinados efeitos sobre o nosso  e ajudar na cura de vários males, sejam eles físicos ou emocionais.
Dependendo do problema, será escolhida a cor, ou as cores, mais adequadas para atuar sobre ele. Cada cor tem um diferente significado e diferentes benefícios. Por exemplo:
Vermelho – Promove a energia e vitalidade e funciona como um ativador da circulação sanguínea e sistema nervoso.
Cor de laranja – Pode ser utilizada para ajudar a melhorar os níveis de energia e a eliminar as gorduras em determinadas zonas do corpo. Pode ainda ajudar a curar problemas relacionados com a aparelho respiratório (asma ou bronquite).
Amarelo –  É a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central e contribui para a regeneração de problemas ósseos. Pode ainda purificar e melhorar a qualidade da pele.
Cor de rosa – Ativa e acelera a eliminação das impurezas do sangue.
Violeta – Relaxa os nervos e o sistema linfático e ajuda a curar infeções e/ou inflamações.
Índigo – Purifica o sistema circulatório, agindo com anestésico. Ajuda ainda a “limpar” as correntes psíquicas.
Azul – Atua como lubrificante das juntas e as articulações do corpo.
Azul claro – Possui propriedades calmantes e tranquilizantes. Ajuda a regenerar as células dos músculos, da pele, nervos e o aparelho circulatório.
Verde – Regenera os micro-organismos e atua como um antissético.
Verde claro – Relaxa os nervos, atua como uma fonte de energia para a “limpeza” do corpo.
Estas são apenas algumas das cores usadas na cromoterapia. Muitas outras podem ser utilizadas consoante o problema que afeta o corpo ou a mente do praticante de cromoterapia.
Em jeito de síntese, podemos dizer que a terapia das cores proporciona o alívio ou até a cura de determinados problemas (físicos ou mentais) através da absorção da cor,  promovendo o bem estar e trazendo variados benefícios para a saúde e para o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.