Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Manchas na pele

Algumas maçãs como tirar.
O melasma é uma mancha escura que surge no rosto, próximo às maçãs no rosto e na testa, sendo muito comum o seu surgimento na gravidez ou na menopausa porque está intimamente ligada às alterações hormonais. Nesse caso estas alterações irritam os melanócitos que deixam áreas mais escuras em determinadas áreas do rosto. Essas geralmente aparecem ou pioram quando a pessoa fica muito exposta ao sol. 
  • Como tirar: Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição ao sol prolongada, assim como fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo. Além disso pode-se passar um creme ou pomada para clarear a pele. A hidroquinona pode ser indicada, mas não deve ser usada por mais de 4 semanas. Outras opções incluem Vitanol A, creme com ácidos como o Klassis, ou o Adapaleno, por exemplo.
As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens. 
  • Como tirar: As mais claras e superficiais podem ser eliminadas com a esfoliação, de 2 em 2 semanas. Quando existe um número maior de manchas é recomendado ir ao dermatologista para que ele indique os produtos mais adequados. Isso é importante porque quando a pessoa tem muitas manchinhas desse tipo, tem maior risco de câncer de pele e este médico poderá avaliar se as manchas que possui tem esse risco ou não. O uso de cremes clareadores pode ser uma boa opção mas tratamentos estéticos como o peeling, também tem ótimos resultados.
O pano branco, também conhecido como micose de praia, surge devido a uma infecção causada por fungo, que provoca o surgimento de várias manchas pequenas esbranquiçadas na pele. Com o passar do tempo a micose vai se espalhando pela pele, mas geralmente a pessoa não se contaminou na praia, mas depois de ficar mais bronzeada, conseguiu observar a presença de áreas esbranquiçadas. O causador da micose é um fungo que vive na pele humana, em quantidade controlada, mas quando o sistema imune da pessoa fica comprometido, é comum que haja uma maior proliferação deste fungo na pele, dando origem à micose.
  • Como tirar: Nesse caso, é indicado aplicar um creme antifúngico na pele, 2 vezes por dia, durante 3 semanas. Quando a área a ser tratada é muito grande, envolvendo todas as costas, pode ser necessário tomar um antifúngico oral, sob indicação médica.
A fitofotodermatite é o nome científico das lesões na pele causadas pelo limão. Basta que o limão entre em contato com a pele e a pessoa fique exposta ao sol logo a seguir, que a pele reage e pode surgir uma queimadura ou podem ficar pequenas manchas escuras na pele, especialmente nas mãos. 
  • Como tirar: É recomendado lavar bem a pele, aplicar um creme com hidroquinona, 3 a 4 vezes por dia, e evitar colocar produtos, como perfumes ou cosméticos, sobre a pele afetada. Além disso também é importante usar sempre o protetor solar sobre a área afetada, para que o tratamento seja eficaz.
A cicatriz de espinhas é uma causa muito comum de manchas na pele em jovens adolescentes, surgindo, principalmente, após o tratamento da acne grave, por exemplo.
  • Como tirar: Um bom tratamento para uniformizar o tom da pele é passar óleo de rosa mosquetá, 2 a 3 vezes por dia sobre a cicatriz, evitando a exposição ao sol. Mas além disso, também é importante manter a olesidade da pele controlada, com os tratamentos anti-acne. Quando a pessoa já não apresenta nenhum cravo ou espinhas podem ser indicados tratamentos para clarear a pele como uso de cremes com ácidos, peeling com ácidos, microagulhamento.
Os 4 cuidados essenciais para prevenir o surgimento de novas manchas na pele, e para evitar que aquelas que já existem fiquem ainda mais escuras, são:
  • Passar sempre um protetor solar com fator de proteção alto antes de sair de casa;
  • Hidratar diariamente a pele de todo corpo e rosto, os dias a pele com cremes próprios para cada tipo,
  • Evitar a exposição solar excessiva e
  • Não espremer espinhas ou cravos, que podem deixar marcas escuras na pele.
Esses cuidados devem ser tomados durante o tratamento de qualquer tipo de mancha na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.