Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Pele bronzeada e saudável no verão?

Quer ficar com aquela pele bronzeada e saudável no verão? Então, comece pela alimentação!
Para você arrasar nessa época do ano, e poder mostrar uma cor bonita, uniforme e duradoura adquirida de forma saudável, é preciso cuidar da pele antes mesmo de tomar sol, hidratando-a antes, durante e também depois dos passeios à praia, clubes, parques, quintas, etc. E quando falo de hidratação, não me refiro apenas aos cremes hidratantes, que são importantes, mas também o uso de filtro solar e, principalmente de uma alimentação adequada e de bastante água.
Para isso, você sabia que existe uma variedade de alimentos que ajudam a nossa pele a ficar bronzeada por um tempo maior? 
Ao invés de optarmos pelo uso de bronzeadores ou exposições prolongadas ao sol, que além de não nos proporcionarem um bronzeado uniforme e duradouro, ainda traz alguns ricos a saúde, desde queimaduras solares até câncer de pele. Os alimentos ricos em betacaroteno, pigmento carotenóide natural (coloração amarelo alaranjada), que ajuda na formação da melanina, substância presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado mais saudável.
No organismo, o betacaroteno, age como precursor da vitamina A (responsável pela boa visão, vigor da pele, força de cabelos, unhas e protetora de infecções). Também confere ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce das células.
Além disso, essa substância ajuda a proteger uma parte dos raios ultravioletas A, responsáveis pelo envelhecimento da pele prevenindo contra o risco de queimaduras solares e promovendo na recuperação da pele. Ainda, favorece a defesa imunológica contra alguns tipos de canceres e também.
São fonte de betacaroteno: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, damasco, grapefruit, laranja, mamão, manga, melancia e tomate. Ele também pode ser encontrado em pequenas quantidades em alguns vegetais folhosos, como agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.
Uma alimentação colorida, variada e rica em frutas, verduras e legumes deve ser estimulada. Quanto maior a oferta desses alimentos no verão, maior é o fornecimento adequado de vitaminas e minerais, que auxiliará no bronzeado e na saúde. É importante ainda manter a pele hidratada. Além desses alimentos, que são ricos em água, deve-se ingerir cerca de dois litros de líquidos ao dia, seja como água, água-de-coco, sucos e chás gelados. Também, moderar no consumo de gorduras que aumentam a temperatura do corpo, ajudando na perda de água.
Não existe uma quantidade exata definida, mas é importante consumir regularmente legumes, frutas e verduras ricos em betacaroteno como parte de uma alimentação saudável. Recomendo de três a cinco porções de frutas por dia e quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.
Embora não exista um limite para o consumo desse tipo de alimento, o excesso pode causar carotemia, que acarreta numa cor alaranjada da pele, por isso moderação, certo? E lembre-se que não adianta esperar por um milagre, pois a alimentação pode ajudar, mas o bronzeamento varia de pessoa para pessoa, e claro, do seu tipo de pele.
A alimentação não dispensa o uso de filtro solar. Seu uso deve ser diário, pois o efeito do sol é cumulativo. Ou seja, os sinais causados pela exposição excessiva solar, como manchas e câncer de pele, só irão aparecer tardiamente. Outra questão é, evitar a exposição ao sol nos horários entre as 10 e 15 horas, período de maior incidência dos raios solares. E repassar o filtro solar, a cada duas horas, pelo menos, se a pessoa entrar na água ou transpirar muito. Em caso de qualquer dúvida sempre é bom consultar um médico, ok!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.