Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

A retenção de líquidos

A retenção de líquidos consiste numa acumulação excessiva de água no organismo que origina o tal desconforto provocado pelo inchaço corporal. Esta situação pode ocorrer devido a múltiplos factores, entre os quais:

  • Antes da menstruação
No período pré-menstrual, acontece uma grande variação nas hormonas femininas, principalmente a aldosterona, responsável pela reabsorção renal do sódio. Desta forma, algumas mulheres sentem-se mais inchadas e com a sensação de terem engordado alguns quilos.
  • Consumo exagerado de sódio
Como a retenção de líquidos é um desequilíbrio entre a ingestão de sódio (sal) e sua eliminação pelo organismo, o excesso pode ocasionar  sintomas, especialmente em pessoas com predisposição e em indivíduos com problemas de tiróide, rins, coração e fígado.
  • Problemas circulatórios
Quando o coração não consegue bombear  sangue de forma eficiente para todo o corpo, o sangue mantém-se parado nas veias e acaba por sair através dos vasos sanguíneos, formando assim edemas  (inchaço). Em alguns casos, devido à má circulação, surgem varizes nas pernas.
  • Hipotireoidismo
O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormonas pela tiróide. Um dos sintomas desse problema é a retenção de líquidos que pode levar o indivíduo a ganhar alguns quilos. Surge também um cansaço excessivo e há aumento da pressão arterial.
  • Falência orgânica
O sódio e a água são eliminados do organismo pelos rins. Se houver algum problema com o seu funcionamento há retenção. Distúrbios no fígado causam inchaço, dada a diminuição na produção de proteínas que activam as hormonas redentores de sódio, que é activado pelo órgão.
  • Aconteceu após ter engordado alguns quilos
O sintoma ocorre muitas vezes em pessoas que estão com o peso muito acima do normal, pois a produção da hormona aldosterona está a todo o vapor. Os altos níveis dessa substância no organismo são responsáveis pela retenção de líquidos, sensação de inchaço e até mesmo pressão alta.
Para ultrapassar este problema sem recorrer logo à terapêutica medicamentosa, podemos optar  sempre por uma alimentação saudável com a escolha de determinados alimentos cujas características contribuem bastante para a resolução  desta disfunção, tais como:
  • Abacate: Este alimento é rico em gordura saudável (ácidos gordos monoinsaturados)  que ajuda a evitar e sensação de enfartamento.
  • Ovo: Este alimento é muito completo, sendo rico em proteínas e ajuda a eliminar a água do corpo.
  • Courgette: É um alimento pouco calórico com elevada percentagem de água que  ajuda a eliminar líquidos e toxinas do organismo.
  • Banana: É um alimento rico em potássio e ajuda na eliminação do sódio o que evita a retenção de líquidos.
  • Espargos: É um alimento altamente diurético que favorece a eliminação de toxinas do corpo.
  • Café: É uma bebida diurética, o que favorece a eliminação de água e toxinas do corpo.
  • Pepino: É um alimento rico em água, muito importante na hidratação e que ajuda na eliminação das toxinas no corpo através da urina.
  • Melancia: É um fruto rico em água que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, além disso é pouco calórica.
  • Amêndoas: É um fruto seco óptimo para comer no intervalo das refeições (cerca de 5). Tem proteínas vegetais o que ajuda a serem eliminadas rapidamente evitando o inchaço.
  • Uvas: É um fruto que evita o desejo de doces. As uvas pretas são ricas em antioxidantes e ajudam a reduzir a formação de gases e o inchaço no corpo.
Todo o nosso estilo de vida pode ajudar a contribuir para a retenção de líquidos, deste modo uma alimentação saudável (alimentos anteriormente referidos), atividade física regular e ingestão de cerca de 1,5L de água diariamente são os pilares principais para acabar com  sensação de inchaço e desconforto, EXPERIMENTEM  como é eficaz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.