Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

terça-feira, 25 de julho de 2017

A Micose de Unha

Olá meninas,

Qual de vocês não gosta de ter as unhas sempre lindas, limpinhas e livres de manchas e doenças? TODAS NÓS!!! Não é mesmo?
Mas infelizmente, por questão hereditária, uso de materiais não higienizados, falta de higiene, entre tantos outros inconvenientes, muitas mulheres acabam sofrendo deste mal. A Micose de Unha.

O que é a micose?
A micose de unha é uma infecção causada por fungos que atinge as unhas das mãos e dos pés. Surge de forma silenciosa e pode afetar homens e mulheres de todas as idades, porém a prevalência aumenta com a idade, sendo mais comum em idosos e, pouco freqüente, em crianças.

São fatores predisponentes ao desenvolvimento da micose de unha: clima quente e úmido, histórico familiar, aumento da idade, traumas nas unhas, diabetes, entre outros.

A incidência é maior nos pés, devido ao ambiente ser mais úmido e quente, decorrente de uso freqüente de sapatos, crescimento mais lento das unhas dos pés do que das mãos, possibilidade de traumas causados por calçados apertados ou pisões, por exemplo.
A micose de unha não é apenas uma questão estética, mas um problema de saúde, podendo afetar a qualidade de vida das pessoas.
Algumas complicações que podem aparecer se a micose de unha não for devidamente tratada:
- Dor e desconforto ao andar e calçar os sapatos;
- Reaparecimento de micoses na pele do pé (como o pé-de-atleta, "frieiras"), após já terem sido tratadas;
- Aparecimento de infecções bacterianas;

- Contágio de outras pessoas.

O que são fungos?

De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.
Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos podem se reproduzir e desencadear a infecção.

Como os fungos entram nas unhas?
Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que a micose se desenvolva. A umidade é fator fundamental, pois com ela a queratina fica mais macia e facilita a entrada e desenvolvimento dos fungos.
Existem situações que propiciam o desenvolvimento de fungos. Períodos de baixa imunidade, estresse, imunodeficiências, ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.

Como identificar
Observando qualquer alteração na coloração na espessura ou formato de suas unhas, procure um médico ou farmacêutico.


Unhas manchadas - podem apresentar manchas esbranquiçadas, amarelas ou pretas.
Descolamento das unhas – com o tempo se separa da carne ficando oca.

Deformação e destruição – diante o avanço do fungo as unhas perdem sua forma natural.
Espessamento das unhas – vai ficando cada vez mais grossa.


Remédios da Vovó Receitinhas Caseiras

Eu chamo assim, toda e qualquer dica caseira 'dos tempos da vovó' que as nossas 
mães, tias, madrinhas e vovós dizem dar certo.
E claro, algumas super funcionam. 
Não é por conta disto que deixaremos de ir ao médico para procurar a causa 
e tratar do nosso problema, mas se a receitinha pode ajudar, por que não, né?
Anota aí:
Além de má aparência, a micose tem cheiro ruim. 
Mas existe uma solução caseira que pode resolver o problema. Aplique com um 
algodão um pouco de vinagre em todas as unhas. 
O vinagre elimina boa parte dos fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.