Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

terça-feira, 13 de junho de 2017

Durante o verão

O verão é a estação do ano mais propícia para o lazer, especialmente para o passeio ao ar livre, curtindo o sol e a natureza. É período das férias, quando as pessoas desejam aproveitar as praias, sol, mar e calor. Mas as altas temperaturas exigem cuidados especiais com a alimentação e a saúde. Para aproveitar de forma saudável as altas temperaturas desta estação do ano tão esperada, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação, saúde e a hidratação do organismo.
Durante o verão e nos dias ensolarados e secos, torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Por isso, é importante que se aumente bastante a ingestão de líquidos, para repor a perda líquida do organismo e mantê-lo sempre hidratado.
Uma excelente opção para o verão é a água-de-coco. Por apresentar baixo valor calórico, a bebida pode ser utilizada para substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa.
Mas, outros cuidados importantes que  devemos ter durante o verão é com a alimentação.
Como os dias são de temperaturas elevadas geralmente, provocam uma inibição da fome, que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que é um aspecto ruim, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período.
A melhor forma de contornar este problema é consumir, durante o verão, alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, carnes magras, sanduíches leves, vitaminas de frutas e sucos naturais. É importante ter cuidado com o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos, que no verão se tornam mais difíceis de serem digeridos.
O cuidado com manuseio e preparação dos alimentos também é muito importante, pois, no verão, a proliferação bacteriana é elevada devido ao calor, podendo causar certos tipo de contaminação aos alimentos.
Quase todo mundo já ouviu falar sobre a importância de proteger a pele dos estragos causados pelo sol. No entanto, mais do que fazer uso do filtro solar, é preciso adotar um cardápio saudável no verão. Incluir alimentos ricos em antioxidantes, como tomate, peixe, cacau e melancia, podem deixar a pele livre de manchas e queimaduras. 
A exposição aos raios solares UVB gera radicais livres, que facilitam o surgimento do envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e câncer de pele. A boa notícia é que, nos últimos anos, diversas pesquisas e estudos vêm comprovando que os antioxidantes podem reduzir e neutralizar a ação maléfica desses radicais. É por isso que quando falamos de proteger a pele, a alimentação é tão importante quanto o protetor solar que usamos.
Os alimentos antioxidantes devem ser ingeridos todos os dias. É recomendado o consumo diário de cinco porções de frutas, verduras e legumes, ou de três xícaras de chá verde. Além disso, escolha alimentos preparados com cuidado e higiene. Se estiver na praia de preferencia a picolés de frutas embalados industrialmente, milho cozido ( alta temperatura do cozimento matam as bactérias), amendoim torrado, coco aberto na hora de tomar ou ainda leve de casa lanches como barras de cereais e frutas que não estragam facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.