Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alimentos para combater a retenção de líquido

Faça boas escolhas na hora de comer para evitar o mal-estar e a sensação de corpo inchado. Sabe aqueles dias em que a calça fica apertada na região da cintura, a barriga um pouco saliente e as pernas e pés ficam inchados? Tenha muita calma, pois você não deve ter engordado de um dia para o outro e sim está retendo líquido. A retenção de líquido nada mais é que um inchaço causado pelo acúmulo de água em excesso no organismo, o que provoca a sensação de desconforto no corpo e dá a aparência de ter engordado alguns quilos.

O problema pode ter várias causas, que vão desde alterações hormonais causadas pelo estresse, pela menstruação, gravidez ou até mesmo pela alimentação inadequada. Conheça agora alguns alimentos para combater a retenção de líquido e evitar o mal-estar e a sensação de corpo inchado que incomoda muitas mulheres.Cereais

A aveia é um cereal rico em proteínas e minerais que além de fortalecer os dentes, ossos e o tecido conjuntivo, é muito eficaz no fornecimento de energia e estabilização dos níveis de estrogênio, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo.

A granola também é um tipo de cereal saboroso e que pode ser consumido para o combate da retenção de líquido, pois é um alimento composto por selênio e zinco, minerais que agem como antioxidantes no organismo.

Além disso, regulam o intestino, garantem uma pele mais bonita e combatem a sensação de inchaço e mal-estar da retenção de líquido. Esses alimentos são digestivos e contribuem para o bom funcionamento do organismo evitando a prisão de ventre, por isso devem ser consumidos no dia-a-dia combinados com frutas e iogurtes. Outros cereais integrais como a quinoa, arroz e linhaça, também podem ser consumidos para combater a retenção de líquido.

Chás

Para combater a sensação de inchaço e mal-estar do corpo, é necessário consumir bastante líquido, principalmente os chás diuréticos com o branco, verde, carqueja e cavalinha. Estes chás são ótimas opções para ajudar na diminuição da retenção de líquido porque possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo e, de quebra, ainda queimam algumas calorias.

Água

A água é a principal aliada para combater a retenção de líquido. Consumir até
2 litros de água por dia é essencial não só para a hidratação do corpo como também para estimular o funcionamento dos rins, que são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo, o que ajuda a aliviar o inchaço do corpo.Frutas

Algumas frutas que combatem inchaço e amenizam a sensação de mal-estar são: a melancia, o abacaxi e a pêra, que possuem uma grande quantidade de água.

Também entram na lista o melão, que é diurético, a uva e ameixa, que auxiliam na limpeza do organismo porque evitam a prisão de ventre e a manga, a banana e a laranja, que fazem o corpo desinchar.

Verduras

Assim como as frutas, algumas verduras também ajudam a amenizar o inchaço do corpo por três fatores: possuem efeito diurético, uma boa quantidade de água e a função de ajudar a ativar a circulação. As verduras eficazes para acabar com este problema são: rúcula, almeirão e agrião, que são verduras diuréticas, já pepino, alface e abobrinha possuem bastante água na composição e verduras com folhas escuras ativam a circulação.

O que evitar?

Da mesma maneira que existem alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido, outros podem acabar contribuindo para que o desconforto aumente e agrave ainda mais o problema. Se você está se sentindo inchada demais e a sensação de mal-estar é grande, evite ao máximo o consumo de alimentos que fermentam o organismo e provocam gases, como repolho, leite, condimentos como mostarda e ketchup, doces feitos com bastante açúcar, alimentos embutidos, enlatados e industrializados, cafeína e bebidas ricas em sódio como os refrigerantes.

O sal também é um grande vilão causador deste problema, por isso é necessário diminuir a dose ou substituí-lo por outras especiarias na hora de dar aquele sabor a mais para a refeição. Portanto, use a abuse das ervas e outros temperos na cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.