Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A MASSAGEM

Efeitos da massagem

A massagem produz a estimulação mecânica dos tecidos, por aplicação rítmica de pressão e estiramento. A pressão comprime os tecidos moles e estimula as redes de receptores nervosos. O estiramento aplica tensão sobre os tecidos moles e também estimula as terminações nervosas receptoras. O uso destas duas forças pode, através da mudança nos vasos linfáticos e sanguíneos afectar a circulação capilar, venosa e arterial e, a circulação linfática.

Efeitos psicológicos da massagem:

Muitas pessoas estão familiarizadas com o efeito calmante da massagem suave. A atenção concentrada do profissional para com a pessoa tratada, combinada com a sensação física agradável, estabelece frequentemente uma relação de confiança entre ambos. É frequente a pessoa tratada fazer confidências, revelar os seus problemas e preocupações, etc.

Efeitos da massagem no sangue:

Tanto em estados saudáveis como em casos de anemia, a massagem aumenta indiscutivelmente a hemoglobina e os glóbulos vermelhos em circulação, proporcionando um melhor transporte de oxigénio aos tecidos.

Efeitos da massagem no tecido muscular:

Em músculos sãos, a massagem é útil porque possibilita ao músculo realizar mais exercício e assim desenvolver a sua força e massa muscular. A massagem melhora a nutrição do músculo e, consequentemente, promove o seu desenvolvimento e fortalecimento.
O termo “tónus muscular”, que frequentemente utilizamos, é usado para descrever o estado do músculo no qual existe a qualidade de “firmeza”.
A massagem também pode diminuir a fibrose que inevitavelmente se desenvolve em músculos imobilizados ou lesados. O que se visa alcançar através da massagem é manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade, para que este funcione no seu máximo.

Efeitos da massagem na pele:

A massagem aumenta a temperatura da pele em 2-3 graus C. Esse aumento da temperatura cutânea pode ser decorrente dos efeitos mecânicos directos e da acção vasomotora indirecta. A observação clínica mostra que a massagem realizada posteriormente num membro imobilizado por semanas, produz uma melhoria significativa na textura e na aparência da pele. Se a pele formou aderências a tecidos adjacentes e fibroses, os movimentos de fricção devem ser usados para libertar mecanicamente as aderências e amolecer os tecidos fibrosos.

Efeitos da massagem no sistema nervoso.

O efeito sedativo e relaxante da massagem geral pode ser facilmente demonstrado, e Mennell relatou que “há provavelmente um efeito no sistema nervoso central, assim como um efeito local sobre a sensibilidade, e possivelmente sobre os nervos motores”.


Efeitos da massagem na circulação sanguínea:

A massagem aumenta o fluxo da circulação sanguínea com a consequente produção de hiperemia nos tecidos. Mannell comparou a pressão exercida pela massagem em direcção ao fluxo venoso com a compressão que se faz em qualquer tubo mole para o esvaziar. Se os músculos estão relaxados, constituem uma massa mole contendo tubos cheios de fluído.
Qualquer pressão aplicada sobre esta massa empurra o fluído desses tubos em direcção à pressão aplicada. Assim, e dependendo da pressão, as veias mais profundas também são esvaziadas.
Tem sido apontado que o efeito reflexo do deslizamento superficial melhora a circulação cutânea, especialmente o fluxo sanguíneo nas veias superficiais e vasos linfáticos, facilita também atroca de fluidos no tecido, aumenta a sua nutrição e remove os efeitos da fadiga ou inflamação.

Efeitos sobre os tecidos:

. Efeito de permeabilidade;
. Efeito vascular e osmótico;
. Efeito refirmante e modelador;
. Efeito de motricidade;
. Efeito mecânico e de depuração;
. Efeito de sedação.

Assim a massagem:

. Favorece a reciclagem de substâncias fundamentais ao tecido conjuntivo;
. Diminui a rede fibrosa;
. Elimina resíduos e toxinas acumuladas;
. Melhora o intercâmbio osmótico;
. Refirma e melhora a silhueta;
. Melhora o retorno venoso;
. Provoca uma maior oxigenação celular;
. Melhora o estado da pele;
. É sedante do sistema nervoso;
. Melhora a motricidade dos movimentos;
. Diminui os sintomas dolorosos;
. Diminui a ansiedade e o stress;
. É psicologicamente gratificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.