Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

domingo, 25 de janeiro de 2015

Hidratantes que Desidratam (pele seca)

Atualmente, existem duas classes de ingredientes hidratantes que usamos em produtos cosméticos, os ingredientes lipofílicos e os hidrofílicos.
Estava produzindo um material técnico sobre hidratação da pele e, durante a pesquisa, me deparei com um estudo publicado que me deixou intrigada. Nossa pele está hidratada quando substâncias produzidas pela própria pele, como os fatores naturais de hidratação (NMF) e os lipídios (ceramidas, ácidos graxos, colesterol) estão presentes na superfície impedindo o que chamamos de “perda de água transepidermal”. Tanto o NMF quanto os lipídeos impedem a evaporação exagerada do conteúdo hídrico. Qualquer falha na produção dos componentes do NMF ou dos lipídeos significa maior perda de água e, portanto, teremos um quadro clínico chamado “pele seca”.
Segundo este estudo o uso de Óleo Mineral, um ingrediente derivado do petróleo e muito usado em hidratantes corporais, quando usado em altas concentrações pode causar um excesso de acúmulo de água na epiderme, impedindo que enzimas responsáveis por sintetizar o fator natural de hidratação atuem corretamente.
Atualmente, existem duas classes de ingredientes hidratantes que usamos em produtos cosméticos, os ingredientes lipofílicos, entre eles o Óleo Mineral, que forma uma barreira impedindo a perda de água transepidermal e os ingredientes hidrofílicos, que se ligam às moléculas da água, retendo a mesma na epiderme.
Logo me veio em mente que quando tratamos uma região seca da pele com petrolato (Óleo Mineral) o efeito é imediato, mas no dia seguinte a pele não está mais hidratada, então é necessário aplicar novamente o produto, caso contrário o ressecamento volta.
Significa que quando tratamos pele seca com componentes oclusivos como a Óleo Mineral, o acúmulo de água é tão alto na epiderme que as reações que deveriam ocorrer para a formação dos componentes naturais que mantém nossa pele hidratada não acontecem e temos uma desestruturação da barreira e isso nos torna totalmente dependentes do produto. Nunca teremos a “cura” da desidratação, mas estaremos mascarando o efeito diariamente. É necessário um entendimento sobre isso para que possamos utilizar ingredientes que atuam na causa da desidratação. Ficamos refém do produto, pois quando aplicamos observamos uma melhoria, mas por outro lado este mesmo produto destrói a função barreira da pele causando a desidratação que ele mesmo vai mascarar depois.
Os óleos vegetais por sua vez aumentam a atividade de genes envolvidos na restauração da função barreira, existem também ingredientes hidrofílicos que tem a capacidade de reorganizar o conteúdo hídrico na epiderme. Assim podemos indicar tratamentos mais efetivos não somente para pele seca, mas para qualquer tipo de disfunção cutânea como dermatite atópica e outras complicações da pele seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.