Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sábado, 16 de junho de 2012

O Que é a Drenagem Linfática?

A drenagem linfática é um tipo de massagem gentil que tem como objetivo de promover a circulação natural do sistema linfático através do corpo. O sistema linfático depende de contrações intrínsecas das células musculares nas paredes dos vasos linfáticos e do movimento dos músculos estruturais para fluir a linfa até aos nódulos linfáticos, e daí até aos ductos linfáticos que fazem a linfa regressar ao sistema cardiovascular.
Por esse motivo podemos dizer que a drenagem linfática é um tipo de terapia com o objetivo de ajudar o corpo a promover uma circulação normal do sistema linfático. Este tipo de terapia consiste numa massagem manual feita por um massagista/terapeuta.
Essa massagem vai-se foca em nódulos linfáticos específicos e pontos do corpo, bem como no fluxo natural do sistema linfático.
Tipos de Drenagem Linfática
Existem dois tipos de drenagem linfática a: a drenagem linfática manual e a drenagem linfática mecânica.
Drenagem Linfática Manual – o terapeuta faz uso das suas mãos através de pancadas suaves e palmadas para estimular o sistema linfático.
Drenagem Linfática Mecânica – mais usada como procedimento médico usado equipamentos médicos. Esta pode ser através de três métodos: drenagem linfática por pulsos elétricos, drenagem linfática por terapia de pressão e drenagem linfática a vácuo.
O Que é a Drenagem Linfática Por Pulsos Elétricos?
Uso de dispositivos médicos que efetuam a drenagem linfática através da sintonização de pulsos elétricos com o ritmo cardíaco.
O Que é a Drenagem Linfática Por Terapia de Pressão?
Uso de dispositivos médicos que promove a insuflação do sistema linfático por ar comprimido. Ideal para tratar nódulos linfáticos inchados.
O Que é a Drenagem Linfática a Vácuo?
Aplicação através de aspiração a vácuo, uso de ventosas, em determinadas zonas do corpo. Promove a distribuição sanguínea, reduzindo o inchaço dos tecidos.
Benefícios da Drenagem Linfática
As aplicações da drenagem linfática são várias, nomeadamente:
§      Melhoria de:
§     Circulação linfática
§     Circulação sanguínea
§     Circulação fluídos intersticiais
§     Circulação fluídos cérebroespinais
§     Circulação fluídos sinovial
§     Remoção de toxinas, ajudando à regeneração efetiva dos tecidos.
§     Remoção de macromoléculas responsável pelos edemas (inchaços).
§     Remoção de gorduras através dos vasos linfáticos
§     Estimulação do sistema autoimune através de:
§ Promoção do fluxo linfático
§ Redução de processos inflamatórios.
§ Regulação do sistema simpático e parassimpático através da estimulação dos nódulos linfáticos (há melhoria a nível de sintomas de stress, depressão, e distúrbios de sono).
§ Ajuda a reduzir a dor crónica, ajudando a drenar os edemas.
§ Redução de espasmos musculares involuntários:
§       Promove melhoria do metabolismo (obstipação)
§        Outras dores musculares
Desvantagens da Drenagem Linfática
Não iremos falar propriamente de desvantagens associadas à técnica de drenagem linfática, mas sim de contraindicações para a sua aplicação. A drenagem linfática nunca deverá causar dor, mas sim alívio. Se há dúvidas aquando da sua aplicação há que contactar um especialista.
As contraindicações mais comuns para a aplicação da drenagem linfática são:
§      Infeções graves
§      Instalação de febre (esperar até que desapareça)
§      Alterações a nível de circulação (trombose)
§     A drenagem pode promover a libertação de coágulos sanguíneos, levando a um tamponamento dos vasos sanguíneos.
§      Problemas cardíacos, como angina de peito e trombose coronária
§ Pode levar a um aumento da função cardíaca.
§ Hemorragias ativas
§       Só depois de ter a certeza de que a hemorragia está controlada.
Dicas Para Desfrutar de Uma Drenagem Linfática
Como em todas as técnicas terapêuticas existentes há que conseguir desfrutá-las adequadamente para que a terapia resulte. A drenagem linfática segue o mesmo intuito.
Uma drenagem linfática não é um processo realizado em 5minutos. É sim uma terapia que leva o seu tempo a ser aplicada, para não desregular o organismo da pessoa a receber a massagem.
Assim para que você possa desfrutar de todos os benefícios que a drenagem linfática lhe dá lembre-se das seguintes dicas quando marcar a sua próxima sessão de drenagem linfática:
§      No dia da massagem opte por chegar ao local uns 15minutos antes para ter tempo de se preparar adequadamente e calmamente para a sessão de drenagem linfática.
§      Para que a terapeuta possa fazer a sessão calmamente e para que você esteja relaxada enquanto é massajada, não marque nenhum compromisso a seguir à hora da massagem.
§      Outro aspeto importante antes de fazer uma drenagem linfática é não fazer uma alimentação pesada, faça uma refeição leve, como uma peça de fruta. Nem ingira álcool, beba água para manter o seu corpo hidratado e expulsar mais facilmente as toxinas.
Lembre-se a drenagem linfática deve ser uma terapia relaxante que ajudará a manter o seu metabolismo saudável e livre de toxinas. Cuide de si mesma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.