Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Os prejuízos de uma noite mal dormida

Você já percebeu, é claro, que uma noite mal dormida provoca significativos prejuízos à aparência. Rosto pálido e abatido, olheiras profundas e roxas, poros dilatados... Tudo isso surge em um rosto que, por mais maquiado que esteja, não consegue esconder os sinais de uma noite em claro.
Muitas pessoas levantam com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas de inchaço e pálpebras caídas, como se tivessem curtido uma noitada "daquelas"! Erupções de espinhas também podem aparecer, principalmente nos mais jovens, ao lado de uma incômoda oleosidade.

Para os que têm a pele mais madura ou sensível, ardência e sensação de intenso ressecamento podem surgir no rosto. Tudo porque, quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas, produtos que, frutos do nosso metabolismo diário, precisam ser descartados ao fim do dia.

Além disso, a sobrecarga que a falta de repouso ordena que, rapidamente, nosso corpo secrete hormônios corticosteróides, como o ACTH. Por um lado, se essa substância faz com que se possa agüentar a sobrecarga do cansaço, por outro, ela tem efeitos colaterais visíveis, decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. Assim, o ACTH aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina nossa retenção de líquidos e faz com que as fibras colágenas da nossa pele comecem a ser consumidas por nosso organismo.

Dessa forma, os primeiros efeitos visíveis de uma noite mal dormida são:
- pele sensível e gordurosa (que prejudica a fixação da maquiagem)
- rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos)
- inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso)
- olheiras profundas (a pele com menos colágeno fica mais transparente e os vasos, que correm ao fundo, mais visíveis)
- palidez.

Assustador? Pois bem, considere também que a falta de sono dá mais fome e vontade de comer doces, e aumenta a predispõe à obesidade, já que queimamos menos gordura

Para recuperar a pele “cansada”, literalmente, os mais potentes cremes são à base de vitamina C, que ajudam a eliminar radicais livres e toxinas. Cremes com ácidos fracos bem suaves, como o glicólico e o ácidos de frutas, também são indicados.
   
Na emergência, uma dica para sair de casa com uma aparência menos assustadora é lavar o rosto com água quente. Isso provoca a vasodilatação, e promove um fluxo rápido de nutrientes e oxigênio. Em poucos segundos, o rosto já fica mais rosado e menos abatido! Em seguida, aplique um hidratante leve, de preferência com tensores como liftline e tensine, que conferem o efeito “Cinderella” à pele. As mulheres ainda podem, por cima, aplicar a maquiagem e fixá-la com pó.

Para finalizar, tome um café da manhã saudável, cheio de frutas, queijos e pão integral, e procure voltar cedo para casa, a fim de tirar o atraso da noite anterior.               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.