Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sábado, 15 de outubro de 2016

Massoterapia 1ª Parte

Massoterapia – Uma Terapia Holística

massoterapia é considerada uma terapia que se aplica através da massagem e que pode ser utilizada de forma contínua em todo o corpo, ou numa parte específica do mesmo.
Trata-se de uma terapia com longas centenas de anos de existência que tem como objetivo atingir a cura e o reencontrar do bem estar, através de movimentos que utilizam as mãos para exercer pressões, com maior ou menor grau de intensidade, sobre o corpo.
Vestígios do uso da massoterapia foram encontradas em pinturas realizadas em muros, nos túmulos e impressas em cerâmicas. Após o ano de 1960 a terapia pela massagem passou a ser usada em procedimentos biomédicos e por naturopatas o que confere a esta terapia uma base científica própria.
Tal como em outras terapias a massoterapia reflete uma abordagem holística do ser humano, ou seja, acredita que os diversos elementos: emocionais, mentais, espirituais e físicos do ser humano formam um sistema, procurando encontrar a causa das doenças e não acabar apenas com os sintomas.

O que abrange a Massoterapia?

massoterapia abrange diversos tipos de massagens independentemente da sua origem (oriental ou ocidental). Algumas das técnicas mais usuais na massoterapia são: o shiatsu, a drenagem linfática, o “do-in”, a ayurvédica, a reflexologia podal e a massagem de relaxamento, entre muitas outras.
A opção pela modalidade de massagem mais correta está essencialmente ligada ao distúrbio a ser eliminado, bem como à personalidade do pessoa na qual a terapia vai ser aplicada. As grandes finalidades terapêuticas estão relacionadas como o combate à ansiedade que quando não é tratado de forma precoce pode provocar doenças persistentes, ajuda o relaxamento corporal, trabalha a nível da estética e em questões ligadas à prática de desporto.

O que acontece numa sessão de Massoterapia?

Por norma, numa sessão de massoterapia, o terapeuta tenta conhecer um pouco o modo de vida do cliente, aprofundando acerca do grau de ansiedade a que este está sujeito, assim como o tipo de atividade profissional que exerce. Procura igualmente perceber todos os sintomas apresentados e os aspectos da sua história clínica mais relevantes. Por outro lado questiona o paciente sobre as expectativas e objetivos que este tem em relação a esta terapia. Depois desta conversa inicial segue-se uma avaliação física que se processa através do toque e manipulação.
Nesta terapia existem três tipos de recursos terapêuticos manuais: a manipulação que se baseia em técnicas de movimentação rápida; a mobilização baseada em movimentos lentos e a massagem propriamente dita, que utiliza, dependendo do estilo, diversas manobras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.