Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

terça-feira, 2 de abril de 2013

Tecido subcutâneo



O tecido celular subcutâneo é o que se encontra logo abaixo da pele, entre esta e o músculo. Vasos sanguíneos e linfáticos, em grande quantidade, circulam em sua superfície. É ele constituído de fibras elásticas e células conjuntivas, com longos prolongamentos. 


Interposto entre a pele e os músculos, atenua as saliências ósseas, o que dá forma arredondada, principalmente à mulher, na qual são mais abundantes que no homem.

A massagem ou a drenagem linfática, se bem aplicadas, determinam o bom funcionamento desse tecido e ajudam a reparar os males estéticos causados pela má circulação ou outros, assim como alguns edemas específicos; a diferença é a pressão exercida pelo profissional, sobre a pele do receptor.

As massagens de forma geral, podemos realizá-las com mais pressão ou energia, mas sem deixar marcas roxas ou hematomas na pele; já a drenagem linfática é aplicada através de movimentos suaves ou leves, tendo em vista os vasos linfáticos serem superficiais.

Na drenagem, apertar ou aplicar manobras fortes, mais líquido extravasa dos capilares linfáticos entre os tecidos da pele ou os vasos se fecham, causando maior retenção.
Mais líquido transbordado ou maior retenção desse nos vasos, mais edema, (inchaço), e complicações podem ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.