Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

terça-feira, 2 de abril de 2013

Cuidado, se expor ao sol!

Cuidado, se expor ao sol sucessivas vezes e por muito tempo, envelhece e pode levar ao câncer de pele!

Quem não gosta de "pegar" um bronze na pele? O problema é que quando nos expomos por muito tempo e principalmente no horário de maior incidência dos raios solares, (tanto UVA quanto UVB), o efeito cumulativo dos raios do sol causa o envelhecimento precoce, que leva às rugas, assim como vários problemas e tipos de câncer.

Os dois tipos mais comuns de câncer de pele - o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular - são mais fáceis de tratar e curar, mas temos o melanoma, menos comum, mas mais grave e que pode levar a morte, pois esse tipo pode se espalhar por todo o corpo caso não seja detectado e curado no início; ao contrário dos outros que não se espalham.

Histórico familiar e donos de peles clarinhas, onde as sucessivas exposições ao sol, (sejam elas esporádicas ou não, mas com o agravante de terem sido intensas desde a infância), se consegue apenas vermelhidão ou as queimaduras com ou sem bolhas, são os mais propensos ao melanoma, que é sobretudo, o resultado da exposição em excesso aos raios ultravioleta.

Tanto a radiação UVA e UVB causam danos cutâneos; a diferença é que os raios UVA levam mais tempo para danificar a pele, uma vez que não causam queimaduras.
Já a incidência dos UVB, entre às 10 e 15 horas, é bem maior, leva às queimaduras e ao aparecimento do câncer de pele; então, para se proteger, moderar a exposição ao sol, evitar os horários críticos e usar o bloqueador solar com filtro potente ou à partir do FPS 30, assim como o uso dos bonés, chapéu e roupas que cubram os braços e as pernas, no caso de quem trabalha sob o sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.