Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Massagem Yin Yang

Massagem Yin Yang é uma massagem terapêutica que proporciona um relaxamento profundo, ativando o fluxo da energia vital, equilibrando os centros de energia do corpo. Utiliza a interação das energias, numa técnica que reúne manobras e alongamentos, deslizamentos e amassamentos com óleos essenciais e a energia vibracional.

Massagem Yin Yang – O conceito

O conceito de Yin e Yang, que originou a conhecida Massagem Yin Yang, foi concebido pelos Taoístas que desenvolveram o sistema da Medicina Tradicional Chinesa. Estes viam – e vêm – o universo como um campo unificado, em constante movimento e mutação, enquanto mantém sua unidade.
Este constante estado de mutação foi explicado através da teoria do Yin e Yang, que apareceu na forma escrita aproximadamente em 700 a.C. no I Ching ou Book of Changes.
De acordo com a teoria, a natureza expressa-se num ciclo interminável de opostos polares como o dia e a noite, humidade e seca, calor e frio e atividade e repouso.
O fenómeno Yin é aquele que mostra as qualidades da escuridão, descanso, húmido, frio e estrutura. O seu caractere chinês representa o lado com sombras de uma montanha.
O fenómeno Yang possui as qualidades da energia como luz, atividade, seca, calor e função. O seu caractere chinês representa o lado ensolarado de uma montanha.
Tudo na natureza mostra várias combinações de Yin e Yang. Por exemplo, a neblina da manhã (Yin) é dissipada pelo calor do sol (Yang); o fogo na floresta (Yang) é extinguido pela tempestade (Yin); a escuridão da noite (Yin) é substituída pela luz do dia (Yang). Qualquer fenómeno dentro da natureza pode ser entendido em relação ao outro. Um sempre será Yin ou Yang em comparação ao outro.

Os princípios básicos do Yin e Yang

O Yin e Yang são a força energizante de todos os aspetos da natureza. É dinâmica e o fundamento básico para a mudança na natureza.
Yin e Yang também são termos relativos: um incêndio na floresta é mais Yang que uma fogueira; uma fogueira é mais Yang que uma faúlha. Nada é puramente Yin ou Yang; tudo é uma questão de comparação.
Yin e Yang são interdependentes. Apesar de serem opostos, um não tem significado sem o outro. Por exemplo, o dia não teria significado sem a noite; o calor não pode ser entendido sem conhecer o frio; a febre e os arrepios não podem ser determinados sem experimentar a temperatura corporal normal.
Yin cria o Yang; o Yang cria o Yin. Inúmeros exemplos deste princípio podem ser vistos na natureza. Por exemplo, num dia quente de verão (Yang), ocorre uma repentina tempestade (Yin). Uma pessoa pode apresentar sintomas de arrepios e nariz escorrendo (Yin) que se transformam em febre com dor de garganta (Yang). Uma criança hiperativa não para um minuto (Yang), de repente adormece (Yin).
Yin e Yang controlam-se mutuamente. Este é o mecanismo básico do equilíbrio na natureza e no corpo humano. Quando o corpo sobreaquece por causa dos exercícios, os poros abrem-se e o suor baixa a temperatura. Quando o corpo está muito frio devido à exposição, os músculos tremem para gerar calor.

Yin e Yang no corpo humano

Os Taoístas acreditam que tudo é parte da unidade do universo e não fazem distinção entre as forças externas da natureza e os processos internos do corpo humano, acreditando que “o macrocosmo existe dentro do microcosmo”. Ou seja, qualquer processo ou alteração que pode ser testemunhada na natureza também pode ser vista no corpo. Por exemplo, uma pessoa que come comida fria (Yin) num dia frio (Yin), pode apresentar muco em excesso (Yin). Da mesma forma, uma pessoa que realiza uma atividade extenuante (Yang) num dia quente (Yang) experimentará desidratação com febre (Yang).
Os órgãos internos também possuem seu próprio equilíbrio do Yin e Yang.
As funções Yin tendem a ser nutridas, refrescantes, criativas e relaxantes e relacionadas à estrutura ou substância dos órgãos.
As qualidades do Yang tendem a ser energizantes, acolhedoras, consumidas e estimulantes e estão relacionadas à atividade funcional dos órgãos.
Por exemplo, os rins são considerados a fonte do Yin (água) e Yang (fogo-metabolismo) para o corpo inteiro. Se o rim Yin for deficiente ou com as funções diminuídas, uma pessoa pode experimentar episódios de calor e suores noturnos, como ocorre na menopausa quando os níveis de estrogénio (Yin) diminuem. Isto ocorre por causa da humidade insuficiente (Yin) para manter o fogo metabólico (Yang), que mantém o corpo aquecido, sob controlo. Pense no funcionamento de um motor de carro com óleo insuficiente; o motor sobreaquecerá devido à deficiência do lubrificante parecido com o Yin. Uma deficiência do rim Yang produz sintomas como mãos e pés frios e uma falta de vitalidade geral.
Estes sintomas, que geralmente ocorrem com a idade, são causados pela insuficiência do fogo metabólico (Yang) para difundir energia e aquecimento por todo o corpo, dispensando o frio e a fadiga (Yin).
Assim, há quem recomende uma boa Massagem Yin Yang. Experimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.