Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Constituição da Pele

Como é que a pele é constituída?


A pele é o maior e mais visível órgão, que envolve todo o nosso corpo. É elástica, flexível e resistente, com cerca de 1,5 a 3 mm de espessura, e actua como uma barreira de protecção contra as agressões exteriores. É composta por várias camadas de células, agrupadas em duas zonas principais:
Epiderme – porção mais externa e fina, em contacto directo com o ar, constituída por células duras e mortas, que estão dispostas como os tijolos de uma parede. Estas células gastam-se diariamente, quando nos lavamos, vestimos e movemos, mas estão permanentemente a ser substituídas por novas células da pele (renovam-se em cada 3 ou 4 semanas), provenientes da derme;

Derme – camada mais profunda, mais espessa, onde se encontram os vasos sanguíneos, as glândulas sebáceas e sudoríparas e os nervos, que permitem sensibilidade à temperatura, à pressão, à dor e ao tacto. A camada mais profunda da derme designa-se por hipoderme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.