Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013

A todos os fãs que me seguem,

Desejo um excelente 2013 repleto de grandes conquistas, na minha companhia.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Origem do Natal e o significado da comemoração

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.
Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.
O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
A roupa do Papai Noel
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.
Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Faça você mesma: veja dicas e truques para acertar na maquiagem

Alguns detalhes podem ajudá-la a disfarçar pequenos defeitos da pele.

Independente da destreza e da habilidade em fazer a sua própria maquiagem, há sempre algum truque novo para aprender. Lembrando sempre que para descobrir o tipo de cosmético e a cor mais indicados para você é preciso testar.

Corretivo: aplique-o sempre em pequenos pontinhos e espalhe bem com batidas com os dedos na região das olheiras, ao redor dos lábios, embaixo das sobrancelhas e em cima de marcas de espinhas ou outras manchas que queira esconder. Testá-lo no antebraço, assim como a base, é melhor lugar para garantir a cor adequada. Deixe os corretivos coloridos para uso de profissionais.
Base: a líquida proporciona um aspecto mais natural e é excelente para cobrir manchas.Tome sempre cuidado com o excesso. Antes de passar no rosto, aplique um pouquinho no dorso da mão e distribua bem por toda a pele do rosto e pescoço, sem exagerar. Caso use decote, não se esqueça do colo.

Pancake: esconde bem as manchas e tem poder de deixar a pele com textura mais uniforme que a base. Por seu efeito duradouro, é indicado para quem quer uma maquiagem por um bom tempo. Durante o dia use a esponja seca para conseguir um aspecto mais natural e à noite dê uma umedecida, trazendo um pouco de brilho ao rosto.

Curvex: verifique se o silicone das pontas está bem encaixado e envolva-o com a mão para esquentá-lo. Isso faz com que curve mais os cílios. Levante a pálpebra com o dedo e encaixe os fios, com cuidado para não beliscar a pele. Dê umas dez apertadinhas e passe a máscara para cílios em seguida. Se quiser, espere a máscara secar um pouquinho e aplique novamente. Nunca faça com ela totalmente seca. Isso pode quebrar seus cílios.

Para descobrir o tipo de cosmético e a cor ideais para você é preciso testar!

Máscara para cílios: faz a grande diferença na maquiagem. Na hora de retirar o aplicador, dê uma entortadinha na escovinha, para evitar se borrar. Comece "sujando" bem a pele da raiz dos cílios. Isso pode até dispensar o uso do delineador. Em seguida, aplique bem por todo o fio. Se preferir, passe nos cílios inferiores para abrir ainda mais o olhar. Se quiser a máscara mais forte, ponha até três camadas com intervalos de um minuto entre uma e outra.

Sombras light: pode usar uma tonalidade neutra ou duas ou mais cores criando um degradê (do mais forte ao mais clarinho). Se sua pálpebra superior for gordinha ou caída, não se esqueça de ultrapassar o côncavo do olho.

Sombra fatal: a melhor forma de garantir esse look é esfumando a sombra a partir da parte superior dos cílios com a ponta dos dedos ou com um cotonete, sempre no sentido de baixo para cima e de dentro para fora. Dê preferência a cores escuras como o preto, azul, marrom e vinho.

Delineadores: eles precisam de mão firme. Se não for esse o seu caso, dê preferência ao lápis seguindo o tom das sombras. Elas, por sinal, podem fazer as vezes do delineador. Uma dica é pegar um pincel fino e duro, molhar e aplicar a sombra preta. Depois, faça o traço bem rente aos cílios. Por não ser tão escorregadio quanto o delineador, você pode ter mais facilidade em passá-lo.

Lápis de olho: para olhos grandes, use na parte de dentro. Pequenos, aplique somente na parte de fora ou na de dentro, usando a cor branca. Antes do lápis, passe um contonete para tirar o excesso de oleosidade e umidade para permitir uma maior fixação.

Blush: o principal detalhe é em relação à quantidade. Nunca exagere, nem na quantidade do produto, nem na área de aplicação. Para garantir, faça um biquinho e passe somente na maçã do rosto, sempre de fora para dentro. Os de tons mais escuros e terrosos podem ser usados para marcar o maxiliar e disfarçar aquele papo indesejado.

Batom: para uma maior durabilidade, passe hidratante e uma leve camada de pó nos lábios. Em seguida faça o contorno com lápis e preencha com um batom do mesmo tom. Outra possibilidade é usar o contorno também no preenchimento. Ele costuma fixar mais. Tire o excesso colocando o dedo indicador dentro da boca em forma de biquinho.

Pó: o último passo da maquiagem. Ele deve ser usado só nas áreas mais oleosas, que quase sempre correspondem ao T (testa, nariz e queixo), para tirar o excesso de brilho. Ele também ajuda a amenizar um pouco o blush, caso tenha exagerado.
 
E boa maquiagem!!!


Estresse, má alimentação e exercícios em excesso podem ser a causa das espinhas

Entenda como a vida moderna está ocasionando o aumento da acne em adultos

Antigamente, a acne era um problema da adolescência, provocado pela explosão hormonal comum nesta etapa da vida. E bastava entrar na vida adulta para que as desagradáveis marcas na pele ficassem para trás. Mas, para um número crescente de mulheres adultas, as marcas não desaparecem. E em alguns casos elas até se agravam. Outras tantas sofrem em silêncio com o problema.

Causas da acne

É preciso entender que, em qualquer idade, a causa subjacente da acne é uma resposta da pele à testosterona, hormônio masculino. Em resposta a esta sensibilidade à testosterona, as glândulas produzem quantidades excessivas de óleo que, juntamente com as células mortas da pele, entopem os folículos pilosos, aprisionando as bactérias e provocando espinhas superficiais.

Já sabemos também, há algum tempo, que algumas mulheres são mais propensas a desenvolver manchas provocadas pela acne devido à flutuação dos hormônios durante a gravidez, a adolescência, a menopausa e entre os ciclos menstruais. Mas o nosso estilo de vida está adicionando a esta lista fatores que podem desencadear desequilíbrios hormonais e que causam acne em pessoas que estão na casa dos trinta e dos quarenta. O que está agravando os problemas de pele na fase adulta, dizem os especialistas, são os níveis elevados de estresse, a má alimentação e o excesso de exercícios físicos.

O papel do estresse

Durante anos, a área médica se dividiu a respeito do tema estresse e aparência. Mas vários estudos clínicos realizados nos últimos anos têm comprovado que essa tensão pode induzir alterações na pele. 
 
Quando alguém está estressado, as glândulas adrenais secretam mais hormônios masculinos andrógenos, o que estimula a produção de sebo, causando espinhas. O estresse psicológico também foi apontado como responsável pela diminuição da capacidade do corpo em cicatrizar feridas em até 40%, o que significa que o estresse relacionado à acne agrava o quadro da doença.

Dietas desequilibradas

Os pesquisadores têm demonstrado também que as dietas ocidentais podem agravar a acne. Há dois anos, nutricionistas da Austrália pediram a um grupo de adultos jovens com acne para seguir a sua dieta regular, que incluía muitos alimentos processados e açúcar, ou mudar suas opções alimentares para uma dieta de baixo índice glicêmico, repleta de cereais integrais, frutas, legumes, carne magra e peixe.

Após 12 semanas, os resultados do trabalho, mostraram que o grupo com alimentação saudável teve uma queda mensurável na severidade de sua acne, chegando a 51% menos espinhas do que quando começaram a dieta. Segundo o autor do estudo, este é um resultado melhor do que você poderia obter usando produtos tópicos para tratar a acne. Os alimentos processados desencadeiam um aumento de insulina que, por sua vez, aumenta a produção de testosterona, que é a culpada pelo aparecimento das espinhas.

Durante anos, a área médica se dividiu a respeito do tema estresse e aparência. Mas vários estudos clínicos realizados nos últimos anos têm comprovado que essa tensão pode induzir alterações na pele.

Exercícios e suor

Muito tempo na academia está causando acne em algumas mulheres que nunca sofreram com o problema anteriormente. A acne também pode ser exacerbada pelo crescimento de um germe chamado de Pityrosporum Acnes, que reage com o suor e causa espinhas. No geral, o exercício é bom para a pele, mas ele pode causar problemas para alguns .

Tratando a acne adulta

Geralmente, os dermatologistas prescrevem cremes ou pomadas contendo agentes que previnam a acne, como o peróxido de benzoíla, antibióticos, retinóides ou ácido azeláico, como a primeira etapa do tratamento. Caso essa conduta não seja eficaz, antibióticos orais podem ser recomendados. Em casos graves, a isotretinoína por via oral pode resultar em melhora para os doentes. Além da medicação prescrita, a higiene do corpo e do rosto, logo após o exercício físico pode ajudar a prevenir a acne após os exercícios.

O tratamento da acne adulta empregando a terapia de indução percutânea de colágeno tem sido de grande valia. O tratamento pode ser feito por mulheres e homens que desejam amenizar as cicatrizes provocadas pela acne.

Quanto aos tratamentos feitos por profissionais, podemos citar o estímulo mecânico à produção de colágeno realizado por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que provoca microlesões na pele. Por meio deste procedimento, a quantidade de colágeno pode dobrar e o efeito pode, ainda, ser otimizado com a aplicação da vitamina C. Apesar do emprego das microagulhas, o procedimento não causa dor ao paciente, pois antes de iniciar o procedimento, um creme anestésico é aplicado na pele. O paciente poderá sentir suaves picadas no local e ter pequenos sangramentos, não havendo perda de sangue. Como resultado a aparência de "casca de laranja" causada pelas cicatrizes da acne é bastante amenizada.

No tratamento das cicatrizes da acne adulta, após três sessões, com intervalo de dois meses entre cada uma, já é possível visualizar os resultados. Cada sessão pode levar, em média, uma hora e meia, pois, após a aplicação do anestésico na pele é preciso aguardar 60 minutos. Para fazer o rolamento são necessários de 15 a 20 minutos. E ao final do procedimento, caso haja a aplicação da máscara de vitamina C, 15 minutos são suficientes.

 

Pés bem cuidados

Os nossos pés merecem cuidados especiais, mas nem sempre sabemos por onde começar, por isso vamos deixar aqui algumas dicas básicas.
Que tal começar hoje a cuidar dos seus pés? Eles acabam por retribuir os mimos e o bem-estar generalizado, veja aqui todas as sugestões:
§     
Não vá para a cama sem lavar os pés. Segundo a sabedoria chinesa, para nos livrarmos das toxinas acumuladas durante o dia é tão importante purificar os pés como limpar o rosto. Prefira água morna e use um sabonete ou um gel de pH neutro.
§      Seque-os bem, insistindo entre os dedos para que não fiquem humidades muito apreciadas por fungos e bactérias.
§      Hidrate regularmente os pés com um creme específico, normalmente com propriedades anti-bacterianas e mai rico, evitando que a pele seque e abra fissuras. Se vai calçar-se de seguida, garanta que o produto é totalmente absorvido, aproveitando para fazer uma massagem. Se for para a cama, ponha uma dose generosa e calce meias brancas de algodão. Na manhã seguinte, terá és de veludo.
§      Corte as unhas a direito e não completamente rentes. Isso diminuirá o risco de encravarem ao crescer, problema associado a dor persistente e inflamação.
§      Cuidado com o calçado: evite sapatos apertados, bicudos, de salto muito alto ou completamente rasos, e fabricados com materiais sintéticos, que impedem o pé de respirar. Também deve evitar calçar 2 dias seguidos os mesmos sapatos, dando-lhes tempo para arejar e secar a transpiração.
§      Prefira meias de fibras naturais, como o algodão ou a seda, e tome atenção aos elásticos apertados que dificultam a circulação de retorno.
§      Se tiver problemas como calos, verrugas, outro tipo de sinais ou dores persistentes, consulte um especialista.
§      Na praia e na piscina, não se esqueça de estender o protector solar ao dorso dos pés – a sua pele é frágil e também pode queimar.

 

Cereais ajudam na prevenção a diabetes


Cereais ajudam na prevenção de diabetes, obesidade e câncer.
Conheça os benefícios nutricionais e preventivos dos grãos, estes gigantes da alimentação.
Diferentes em forma, textura e sabor, os grãos trazem em comum um grande beneficio para a saúde e o bem-estar do organismo. Presentes na dieta humana desde tempos longínquos, os cereais têm altos níveis de carboidrato, baixos teores de gorduras e são ótimas fontes de proteína, além de fserem fonte de boas doses de fibras, vitaminas e minerais.
Entre os grãos, as variedades subdividem-se em cereais integrais (arroz integral, aveia, centeio, cevada, milho, quinoa, trigo, entre outros), derivados de cereais integrais (aveia em flocos, farelo de trigo, farinha de centeio, fubá, flocos de milho, germe de trigo, pão de centeio, pão de trigo, pão integral, pipoca) e cereais refinados (arroz branco, farinha branca, macarrão, pão branco).
Além de uma das principais fontes de nutrientes na alimentação, pesquisas recentes mostram a importância da ingestão de uma dieta rica em grãos (em especial os integrais) na prevenção de uma série de doenças.
Já os cereais refinados sofrem modificações na textura do grão e, nesse processo, ocorre também remoção da fibra dietética, de ferro, zinco e diversas vitaminas do complexo B.

Alimentação rica e balanceada

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pílula, mitos e verdades!

O anticoncepcional hormonal oral é um dos métodos mais utilizados pelas mulheres para prevenir a gravidez, aliviar os sintomas da TPM, acne, cólica e síndrome dos ovários policísticos. Praticidade e alta eficácia são os principais fatores que levam muitas mulheres a consumir a pílula.

Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas a proteção contraceptiva será reduzida.

A partir da década de 60 a pílula anticoncepcional passou a fazer parte do universo feminino. O método evoluiu junto com a medicina, tornando-se mais seguro, com dosagens hormonais menores e muito consumido. Desde então muitas meninas ficam preocupadas com o que ouvem sobre a pílula e algumas ficam até com receio de tomar.

A pílula engorda? O uso da pílula provoca espinha e cravos? Aumenta a celulite? Para desvendar esses mistérios que encobrem o anticoncepcional a ginecologista Denise Gomes revela o que é mito e verdade (vá para a próxima página):

Mudança de humor é culpa da pílula?
Mito!
 As mudanças hormonais típicas da menstruação causam muitas alterações do humor. A pílula é um excelente tratamento para isso, deixando o humor da mulher estável.

O anticoncepcional pode afetar o desejo sexual da mulher?
Verdade! 
A perda da libido pode ocorrer devido ao uso do anticoncepcional que interfere na concentração do hormônio testosterona. Caso você note esse sintoma, procure o seu médico para recomendar o que fazer diante a essa situação.

Pode emendar duas cartelas para não menstruar?
Verdade! 
Algumas mulheres tomam uma cartela atrás da outra com o intuito de não menstruar, essa prática não interfere na eficácia do anticoncepcional. Caso você repita esse procedimento mais de uma vez, não se esqueça de avisar ao seu ginecologista na próxima consulta.

O uso da pílula pode causar celulite?
Mito! 
 A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e predisposição genética. Consulte com o seu médico se você perceber uma retenção de líquidos, pois o inchaço provoca sensações de que a celulite aumentou.

Quem toma a pílula por muito tempo tem dificuldade de engravidar?
Mito!
 O que pode acontecer com as mulheres que tomam o contraceptivo oral por muitos anos é demorar um pouco mais para engravidar, pois voltam a ovular em média após 3 meses da suspensão do método. “Devido ao uso prolongado do anticoncepcional os hormônios podem ficar acumulados nas células de gordura, liberando-os no organismo mesmo após parar de consumir. A infertilidade é menor entre as mulheres que consomem o anticoncepcional”, destaca a ginecologista Denise Gomes.

Pílula provoca acne?
Mito! As substâncias presentes no anticoncepcional ajudam a equilibrar os hormônios masculinos que provocam as espinhas. Em alguns casos, a pílula é até recomendada como tratamento para prevenir a acne e diminuir a oleosidade da pele.

E por último para matar a sua curiosidade de vez: pílula engorda?
Mito! Elas não engordam. Atualmente as novas pílulas apresentam baixa dosagem hormonal. Mas se você está sentindo o seu corpo pesado o motivo é outro e não pelo uso contínuo da pílula. Em alguns casos, o inchaço devido à retenção de líquido pode ser confundido com o ganho do peso.

Os prejuízos de uma noite mal dormida

Você já percebeu, é claro, que uma noite mal dormida provoca significativos prejuízos à aparência. Rosto pálido e abatido, olheiras profundas e roxas, poros dilatados... Tudo isso surge em um rosto que, por mais maquiado que esteja, não consegue esconder os sinais de uma noite em claro.
Muitas pessoas levantam com os olhinhos pequenos, cercados por bolsas de inchaço e pálpebras caídas, como se tivessem curtido uma noitada "daquelas"! Erupções de espinhas também podem aparecer, principalmente nos mais jovens, ao lado de uma incômoda oleosidade.

Para os que têm a pele mais madura ou sensível, ardência e sensação de intenso ressecamento podem surgir no rosto. Tudo porque, quando não dormimos bem, deixamos de eliminar toxinas, produtos que, frutos do nosso metabolismo diário, precisam ser descartados ao fim do dia.

Além disso, a sobrecarga que a falta de repouso ordena que, rapidamente, nosso corpo secrete hormônios corticosteróides, como o ACTH. Por um lado, se essa substância faz com que se possa agüentar a sobrecarga do cansaço, por outro, ela tem efeitos colaterais visíveis, decorrentes do aumento do metabolismo de certas glândulas. Assim, o ACTH aumenta a produção de óleo em nossas glândulas sebáceas, determina nossa retenção de líquidos e faz com que as fibras colágenas da nossa pele comecem a ser consumidas por nosso organismo.

Dessa forma, os primeiros efeitos visíveis de uma noite mal dormida são:
- pele sensível e gordurosa (que prejudica a fixação da maquiagem)
- rosto caído (o consumo rápido do colágeno faz perder a firmeza e o grau de hidratação dos tecidos cutâneos)
- inchaço nas pálpebras e celulite (retenção de líquido no tecido gorduroso)
- olheiras profundas (a pele com menos colágeno fica mais transparente e os vasos, que correm ao fundo, mais visíveis)
- palidez.

Assustador? Pois bem, considere também que a falta de sono dá mais fome e vontade de comer doces, e aumenta a predispõe à obesidade, já que queimamos menos gordura

Para recuperar a pele “cansada”, literalmente, os mais potentes cremes são à base de vitamina C, que ajudam a eliminar radicais livres e toxinas. Cremes com ácidos fracos bem suaves, como o glicólico e o ácidos de frutas, também são indicados.
   
Na emergência, uma dica para sair de casa com uma aparência menos assustadora é lavar o rosto com água quente. Isso provoca a vasodilatação, e promove um fluxo rápido de nutrientes e oxigênio. Em poucos segundos, o rosto já fica mais rosado e menos abatido! Em seguida, aplique um hidratante leve, de preferência com tensores como liftline e tensine, que conferem o efeito “Cinderella” à pele. As mulheres ainda podem, por cima, aplicar a maquiagem e fixá-la com pó.

Para finalizar, tome um café da manhã saudável, cheio de frutas, queijos e pão integral, e procure voltar cedo para casa, a fim de tirar o atraso da noite anterior.               

Vinoterapia



O vinho saiu da taça, literalmente, e ganhou os salões de estética. A bebida, cuja origem remonta a 6000 a.C. em relatos históricos, tornou-se uma deliciosa  alternativa na busca de uma pele mais bonita e brilhante. Chamado de Vinoterapia, o tratamento é feito à base de cremes de compostos da uva e, com a proximidade do inverno, promete ser hit na estação fria.

A vinoterapia é uma técnica terapêutica ortomolecular, que visa proporcionar o equilíbrio da termogênese, um processo natural do organismo para manter o equilíbrio da temperatura corporal. Como a termogênese está diretamente ligada à eliminação de gordura, é uma técnica muito utilizada por esteticistas que trabalham com emagrecimento físico.
A Bielenda oferece um tratamento de vinoterapia corporal. Aplicado por uma esteticista, utiliza uma linha de produtos à base de vinho, incluindo um exfoliante de uvas, um serun concentrado reafirmante, uma mascara de envolvimento à base de uvas com argila de marrocos e um balsamo finalizante para a massagem.. O foco é a renovação cutânea, buscando a hidratação para qualquer tipo de pele.
Os benefícios da vinoterapia dão-se graças aos polifenóis contidos nas uvas, componente do qual são feitos os produtos usados no tratamento.

Venha conhecer!

Dicas... maçã


Você sabia que a maçã tem ação antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e reduz o apetite pois causa sensação de saciedade???
E o melhor é que no Verdano além de todos esses benefícios, o suco de maçã ainda é orgânico!!!

ÁCIDO HIALURÓNICO

Injecção de Juventude

ÁCIDO HIALURÔNICO Tratamento AntiRugas

O tratamento anti-rugas com ÁCIDO HIALURÓNICO é um novo conceito de Beauty Care Professional, a combinação de ingredientes ativos do século XXI, que proporciona a redução visível das linhas de expressão e rugas relacionadas com a idade.


A linha Profissional Bielenda de cosméticos à base de ácido hialurônico, é inovadora e dedicada à mulher que recusa a cirurgia plástica. Bielenda Professional combina de forma singular, as micro-esferas do ácido hialurônico com uma composição exclusiva de ingredientes ativos naturais.

Cosméticos tecnologicamente avançados, que proporcionam resultados concretos e visíveis.

A tripla acção das micro-esferas do ÁCIDO HIALURÓNICO, relaxam os músculos faciais envolvidos na formação de linhas de expressão, preenche as rugas a partir do interior, regenera as células, dando á pele uma aspecto rejuvenescido.

A "Injecção da Juventude", dermatologicamente testada, é um tratamento de beleza natural e seguro, adequado mesmo quando em presença de peles sensíveis ou com tendência para a alergia.

O envelhecimento da pele que afecta a expressão facial, é a primeira etapa do processo de formação de rugas, causadas pelas contrações musculares que se reflectem na expressão de emoções. A formação de linhas de expressão é um processo individual atribuído principalmente, à incapacidade de relaxamento adequado dos fibroblastos.

Com o passar do tempo e as agressões ambientais, as linhas de expressão são mais visíveis e formam as primeiras rugas faciais.

Tratamento: Efeitos

- Alisa e reduz as linhas de expressão;
- Hidrata e regenera a pele;
- Dá à pele uma aspecto mais brilhante e radioso





Venham conhecer!

sábado, 8 de dezembro de 2012

GESSOTERAPIA

 
Novidade no mercado da estética, a gessoterapia com princípios ativos tem sido muito eficaz no tratamento de combate à celulite, flacidez e gordura localizada.
 
A Gessoterapia é a terapia com gesso para combate da celulite, gordura localizada e flacidez. Já é uma pratica antiga, a novidade está no gesso com princípios ativos. Funciona da mesma forma que o ortopédico, mas a grande diferença é que ele
contém combinações de substâncias, como centella asiática, lama negra, elastina, argila verde, cafeína, ginkgo biloba, castanha da índia, cânfora, sementes de uva, entre outros, que em contato direto com a pele garantem a redução da celulite, Nesta terapia, é utilizada uma máscara gessada, com grande concentração de minerais e princípios ativos, que faz com que haja uma melhor absorção desses ativos que vão auxiliar na redução de medidas e no tratamento da celulite. Produz eliminação de toxinas da pele, melhorando muito o seu aspecto.
 
FAÇA SEU AGENDAMENTO, TAMBÉM ATENDO A DOMICILIO NA ZONA DE COIMBRA.

MASCARA DE ARGILA

Já experimentou uma máscara de argila de Marrocos? Argila marroquina é extraída das montanhas do atlas de marrocos sob condições precisas e passa por um tratamento especial antes que ela chegue a nós os ocidentais na forma que conhecemos.

A argila de Marrocos contém maiores porcentagens de sílica, magnésio, potássio, cálcio e outros minerais do que outras argilas. Estes minerais fazer a argil 
a altamente desintoxicante. O barro não só trabalha para remover impurezas de sua pele, ele também pode substituí-los com nutrir sais minerais.



Efeitos:

Aumenta a elasticidade da pele/ firmeza 24%
Reduz a secura 79%
Reduz a descamação 41%
Melhora a clareza da pele 68%
Melhora a textura da pele 106%

ENTRE EM CONTATO E FAÇA SUA MARCAÇÃO!
 

 


Dica de Saúde.


Vamos Acordar E Nos Alimentar Bem!!!



Prevenir doenças e ter uma longividade mais saudável... Sim os alimentos podem fazer milagres... O que basta é se propor a uma vida mais equilibrada!

Se acha gorda? Talvez por isso você não perca peso

Por que nós mulheres somos predispostas a focarmos nos aspectos negativos – principalmente quando se trata do nosso próprio corpo?

Acabou de dar à luz? Vemos braços mais flácidos e uma barriga mais mole. Acabou de fazer 80 posições diferentes de ioga? Só pensamos sobre como esses pneuzinhos estão atrapalhando nossos movimentos.

A maioria de nós faz isso. E este é um bom motivo para parar: uma nova pesquisa mostrou que focar nas partes mais flácidas, na verdade, faz a mulher ganhar peso.

Pesquisadores noruegueses selecionaram 1.200 pessoas saudáveis na adolescência e as acompanharam durante os próximos 11 anos. Eles descobriram que 60% das garotas saudáveis que se consideram “gordinhas” ou “muito gordas” acabaram ficando acima do peso nos seus 20 anos.

Os pesquisadores dizem que o ganho de peso se deve às decisões ruins que tomamos quando nos sentimos gordas – coisas como pular refeições ou não beber álcool por duas semanas (somente para exagerar depois). Quando hábitos como esses começam muito cedo, eles não são apenas difíceis de superar mais tarde, mas também podem desacelerar seu metabolismo de forma drástica, tornando muito mais complicado manter um peso saudável.

Então, o que uma mulher dentro de uma faixa de peso aceitável deve fazer? Uma sugestão: vamos começar a ver nossos corpos como eles realmente são -- bonitos, saudáveis, e capazes de todos os tipos de proezas. Incluindo os pneuzinhos!

Maquiagem para outono/inverno

O brilho é uma boa pedida para deixar o look perfeito.

Uma nova estação chegou e agora é hora de pensar nas novas tendências de moda e beleza, afinal qual a mulher que não quer estar sempre na moda e atualizada?

O brilho do verão permanece neste inverno, ilumine-se!

Para a maquiagem, aposte no brilho das pedras preciosas, das jóias e na cosmetologia mineral. Pedras preciosas como o diamante, turmalina e outras estão nas composições de vários produtos de maquiagem, o que traz o brilho de uma jóia para o look. Já foram lançados há alguns anos, maquiagens com pó de ouro, mas agora é a vez dos diamantes, que são eternos... O pó dessa pedra preciosa está presente nas sombras, pós iluminadores, batons e glosses.

As cores da estação ficam por conta do verde profundo, dourado e lilás. Uma cor que também será vista será o verde esmeralda cítrico. Aposte! Bases e pós de efeito iluminadores também entram em várias linhas de maquiagens.

Lembre-se que os olhos deverão estar sempre muito esfumados e intensos, deixe apenas o delineador largo bem marcado, fazendo o gosto das mais descoladas. Para os batons, invista nas cores escuras como o uva e os rosas iluminados, tipo boneca.

Para o blush, o pó efeito bronze terá a finalidade de colorir as maçãs do rosto, oferecendo sofisticação; portanto, deixe aquele blush mais colorido na gaveta.

Toda maquiagem deverá ser finalizada com produtos iluminadores que irá conter partículas extra finas que difundem a luz. Aplique abaixo dos olhos, testa, nariz e queixo. Aplique sobre o colo quando for usar um decote daqueles que arrasam!

Outra tendência forte são os produtos minerais sem adição de conservantes. Por enquanto os mais conhecidos são os pós faciais, que a cada aplicação oferece uma cobertura diferente. As sombras trarão pós de madre pérolas e outros materiais naturais.

Outra novidade são as sombras de efeito molhado, porém antes de comprar experimente para ver se o produto não vinca (quebra) nas dobras das pálpebras!

Lembre-se que, independente da moda, o melhor mesmo é usar aquilo que você se sente bem e que te faz ficar mais bonita ainda. Dentro da moda, escolha aquilo que mais lhe agrada e invista em novidade, afinal toda mulher gosta do glamour de uma pedra preciosa.
Boa sorte! E fiquem lindas!

O fim das unhas fracas:

Saiba como mantê-las fortes e saudáveis.

Você já fez tudo o que sua manicure aconselhou. Dos tradicionais óleos de cravo aos esmaltes (vernizes) de cor escura e nada de suas unhas ganharem resistência. A cada dia que passa elas se tornam ainda mais frágeis e quebradiças. A notícia ruim? O hábito de fazer as unhas e trocar o esmalte toda semana pode ser uma das causas para este enfraquecimento.

A unha é feita basicamente de queratina e as causas mais frequentes para o seu enfraquecimento vão desde o contato com produtos químicos (como detergente) a carência de determinadas vitaminas na alimentação. A umidade excessiva e o contato repetitivo com água é a principal causa para o enfraquecimento das unhas. Em outro extremo, o ressecamento e a exposição ao calor fazem com que elas se desidratem e se tornem mais quebradiças. Cerca de 20% das mulheres que chegam ao seu consultório reclamam de unhas fracas.

O hábito de estar sempre com as mãos bem feitas e com esmalte também pode prejudicar as unhas. A acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, o que as torna quebradiças e sem brilho. Além disso, a retirada da cutícula deve ser sempre banida, já que pode agravar o problema, pois forma uma barreira natural que impede a penetração de fungos, bactérias e substâncias nocivas.

Tratamentos e cuidados

Para quem não abre mão da hora marcada toda semana na manicure, uma das alternativas é aumentar o tempo entre as idas ao salão de beleza. Com a diminuição do uso de acetonas e removedores, é importante a hidratação constante com cremes à base de ureia. Esmaltes e bases fortalecedoras e óleos funcionam para hidratar a unha e a cutícula, mas, às vezes, não são suficientes para conter o enfraquecimento da unha,

Uma alimentação desregrada e carente de nutrientes pode ser o motivo principal do enfraquecimento das unhas, tanto as das mãos como as dos pés. Se o organismo percebe a falta de proteínas, vitaminas e outros nutrientes, ele tende a direcionar esses nutrientes para órgãos essenciais e deixa de utilizá-los para a fabricação de unhas e cabelo. Nesses casos, uma opção são os medicamentos por via oral, feitos especialmente de vitaminas derivadas do complexo B.

Para facilitar a sua vida, selecionei algumas sugestões de produtos para ajudar no fortalecimento das unhas:

Reparador Noturno
Bases para Unhas Fracas, Vitaminadas e Fortalecedoras
Fortalecedores com Extratos Naturais
Protetores de Cúticulas, Protege e Nutre a Unha

Cuide bem suas unhas agradecem!

 

6 deslizes que prejudicam a beleza e a saúde da sua pele

Nunca a vaidade esteve tão em alta. Cosméticos, tratamentos estéticos e cirurgias plásticas é o assunto predileto do universo feminino. No entanto, de nada adianta investir em tudo isso se, no dia a dia, não tomar cuidados simples. Hábitos inadequados podem colocar tudo a perder e comprometer a beleza e a saúde da sua pele.
Não passar protetor solar, usar roupas apertadas ou não conferir a data de validade de sua maquiagem pode ser um risco à saúde. Veja a lista dos principais erros que podem – e devem - ser corrigidos por quem deseja estar em paz com a beleza.

1. Não usar protetor solar
Apesar de todos os alertas sobre os efeitos nocivos do Sol, há quem prefira expor-se ao astro-rei sem proteção com a intenção de conquistar o tom dourado. No entanto, os raios UVA e UVB prejudicam muito a pele. Expor-se ao sol predispõe a pele às queimaduras e ao envelhecimento precoce. O sol tem efeito cumulativo, ou seja, quanto mais sol maior a chance de ter rugas, manchas e até desenvolver câncer de pele. Por isso, é importante lembrar que bronzeado saudável e duradouro é aquele que se conquista lentamente.

2. Usar maquiagem vencida
O hábito de comprar a maquiagem, colocá-la no nécessaire e usá-la continuamente, sem ficar atenta ao prazo de validade, é um erro comum e perigoso. O vencimento indica o limite de prazo da estabilidade da fórmula antes de estragar. Portanto, ficar de olho nessa data, é fundamental para evitar infecções e alergias. Portanto, se notar alterações de cor, textura ou cheiro, não utilize o produto. É melhor abrir mão de um batom ou sombra “queridinho” que ter consequências desagradáveis à saúde da pele.

3. Usar xampu errado
Nas prateleiras, a variedade é enorme. Dá vontade de experimentar tudo. E se aquela amiga diz que usou um determinado produto e funcionou bem, ele já entra na listinha de aprovados. O entanto, é fundamental saber qual é o tipo de seu cabelo e escolher um produto específico para ele. Quem tem cabelo oleoso e passa xampu para cabelo seco, aumenta a oleosidade. Caso aconteça o contrário, o cabelo fica ainda mais seco. O xampu errado não trata o problema e ainda pode agravá-lo. Por isso, nada de modismos. Use um produto que realmente seja indicado para os seus fios e, na dúvida, sobre qual escolher, converse com um especialista.
4. Dormir de maquiagem
Ao voltar de uma festa, bate aquela preguiça de retirar a maquiagem e deixar o rosto limpo. No entanto, este é um erro comum que pode afetar de forma negativa a saúde da pele. A maquiagem não deixa a pele respirar normalmente, podendo ficar mais oleosa ou mais irritada. Além disso, o descuido provoca a obstrução dos poros. E atenção especial com a região dos olhos. Não retirar o make aumenta as chances de desenvolver terçol (inflamação nas glândulas lacrimais acessórias). Portanto, não deixe a preguiça vencer. Antes de deitar, use um demaquilante e lave bem o rosto.

5. Usar roupas apertadas
Apostar em uma calça jeans justa é sinônimo de sensualidade para muitas mulheres. Porém, isso pode prejudicar o contorno corporal. Afinal, a gordura tende a se estocar acima ou abaixo da zona de compressão das peças. E isso também vale para lingeries justas demais, que marcam o corpo e pioram a celulite. Na hora de escolher o que vestir, use o bom senso. Dá para usar uma calça mais justa, em dias alternados, evitando assim comprometer a beleza e a saúde.

6. Preguiça de enxugar-se
No inverno, as pessoas querem logo vestir-se! No verão, acham que manter o corpo úmido garante uma sensação de frescor. No entanto, algumas regiões como os pés e a virilha, devem ficar bem sequinhos. Associar umidade e calor é o mesmo que abrir a porta para as micoses. Além de passar a toalha em todos os locais, uma dica é contar com a ajuda do secador de cabelos, principalmente entre os dedos dos pés. "Só não aproxime muito o aparelho do corpo para evitar queimaduras".

Corretivo, base e pó fazem parte do kit de maquiagem para homens

Saiba mais sobre os cosméticos destinados exclusivamente para eles.
Elas se cuidam... Eles também se cuidam...

Os gêneros podem até ser diferentes, mas quando falamos de maquiagem, o objetivo é o mesmo: esconder imperfeições, uniformizar a pele, valorizar os traços e, no final de tudo, parecer mais atraente. É a vaidade ultrapassando a barreira dos sexos e dividindo espaço no mundo do make up.

Nada de brilhos, sombras, gloss ou cílios postiços. É o básico do básico. Mas, se mesmo assim, você acha que corretivo, base, pó e pincéis passam longe dos homens heterossexuais, está enganada.

Então a maquiagem masculina não é mais um tabu?

Mercado em expansão
A indústria de cosmético já percebeu o aumento na demanda e tem investido em produtos específicos para maquiagem masculina. No Brasil, porém, não são muitas marcas que apostam nesse nicho, embora os números sejam promissores.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o setor de beleza masculina corresponde a cerca de 10% do mercado de cosméticos nacional. Sendo que, de 2004 a 2008, o faturamento do mercado brasileiro de cosméticosmasculinos passou de R$ 1,19 bilhão para R$ 2,18 bilhões, quase 100% de crescimento.

Outro levantamento, feito pelo Instituto Euromonitor, mostra o Brasil em segundo no ranking mundial de cosméticos masculinos, com participação de 9% de fatia de mercado, perdendo apenas para os EUA (18%). 

Como escolher o rímel ideal entre os tantos tipos diferentes

Desenvolvido no século 19 pelo francês Eugene Rimmel, a máscara para cílios é um dos produtos de beleza de mais sucesso entre o público feminino. Popularmente conhecido como rímel, esse famoso cosmético oferece textura, cor, volume e um aspecto indiscutivelmente angelical a qualquer olhar.
  • Tipos:
  • Volume: um dos rímeis mais populares. A escova costuma ser cheia e reta e é ideal para mulheres com poucos e finos cílios.
  • Alongador: indicado para quem deseja um olhar angelical e bem feminino. Aplicadores com cerdas curtas e duras oferecem melhor resultado.
  • Curvador: a escova costuma ser curvada, o que permite contato direto com todos os cílios, ajudando a moldá-los .
  • Transparente: ideal para o dia a dia, ele ajuda a definir e modelar os cílios de forma discreta e pode ser usado também para pentear as sobrancelhas, deixando-as mais bonitas e definidas .
  • Coloridos: disponíveis em diversas cores, são ideais para quem deseja destaque, principalmente em festas e baladas. É necessário bom gosto e cuidado na escolha da sua cor lembrando que ao destacar os olhos, o restante da maquiagem deve ser mais suave .
  • À prova d'água: não é recomendável sua utilização no dia a dia, pois pode deixar os cílios quebradiços. Esse tipo de rímel define e destaca melhor os fios, principalmente se for utilizado depois do curvex. Possui ótima fixação e para sua remoção, prefira produtos ou demaquilantes a base de óleo.
    • Tipos de aplicador:
  • Cerdas juntas e grossas: retêm melhor o produto, oferecendo aos fios mais ampliação e volume.
  • Cerdas finas e duras: semelhantes a um pente, elas alongam os cílios sem formar grumos. Se forem mais altas, oferecem volume, se forem mais curtinhas, ajudam a alongar .
  • Cerdas coloridas: com elas é possível avaliar se produto está ressecado ou acabando.
  • Pente: os cílios são penteados durante aplicação do rímel, distribuindo melhor o produto e assim alongando e definindo os fios.
  • Escova e pente: esse tipo de aplicador geralmente tem um lado com cerdas mais grossas e outro com o pente, alongando e dando volume aos cílios.
  • Escova curvada: ideal para cílios caídos, essa escova ajuda a levantar e curvar os fios, oferecendo um aspecto bem formoso ao olhar.
  • Escova forma de "ouriço": esse aplicador possui o formato arredondado e com cerdas espetadas, permitindo a aplicação do produto de qualquer ângulo e auxiliando também no alcance de cílios localizados nos cantinhos dos olhos.

    • Cuidados básicos
  • A vida útil de um rímel varia entre 3 a 6 meses. Sempre respeite a indicação do fabricante para que o produto não cause dano aos olhos.
  • Não compartilhe seu rímel, pois uma vez aberto, ele é facilmente alvo de bactérias e vírus.
  • Para evitar irritações nos olhos, utilize um demaquilante próprio para área e lave a região com um shampoo de bebê para remover qualquer fragmento restante.
  • Consulte a embalagem do produto e prefira as máscaras que contenham condicionantes, vitaminas e hidratantes em sua fórmula.
  • Aquecimento diário... seu corpo agradece!


    domingo, 25 de novembro de 2012

    Escolha o treino de acordo com a sua postura durante o trabalho

    Descubra qual exercício físico é mais indicado para a sua rotina

    Atualmente, muitas profissões impõem que você fique muito tempo sentado. Mas ainda existem aquelas que são mais dinâmicas e fazem que você se mantenha em pé o tempo todo. Sua rotina semanal te deixa dúvidas como: que atividade física fazer hoje se já caminhei tanto no trabalho? Sentei e levantei muito? Ou ainda fiquei muito tempo sentado? Então aqui vão algumas dicas para equilibrar as sobrecargas da rotina de trabalho.

    Ficou muito tempo sentado, seja no carro ou no escritório

    O ideal é que você pratique, neste dia, atividades aeróbias - como caminhada, corrida, dança e natação - e faça uma aula de alongamento ou yoga. Mas se estiver muito cansado pelo menos se alongue.

    Caminhou muito

    Pratique alongamento primeiro e depois uma aula de ginástica localizada ou musculação. Execute exercícios para abdômen e membros superiores. E no final do treino movimente seus dedos dos pés e deite no chão com as pernas elevadas por 5 minutos para facilitar o retorno de sangue para o coração.

    Sentou e levantou da cadeira várias vezes

    Se estiver no dia de trabalhar as pernas, elimine o agachamento do seu treino. Caso frequente uma academia, escolha a cadeira extensora, flexora, leg press, adutora, abdutora e aparelho ou exercícios para os glúteos. E se seu tempo for curto opte por uma atividade aeróbia. Se você subiu e desceu muita escada, elimine o treino do posterior de coxa (bíceps femoral), trabalhe mais adutores (interno das coxas) e abdutores (externo das coxas).

    Claro que há dias em que não queremos fazer nada, mas não se esqueça de que muito do cansaço físico tem a ver com as sobrecargas diárias.

    Trabalho duro

    Se o dia foi intenso - você andou demais e também fez esforços com alguma sobrecarga tipo carregando sacolas, caixas ou mudando mobília de lugar - uma aula de dança, alongamento ou uma massagem podem ser ótimas soluções para aliviar a tensão.

    Claro que há dias em que não queremos fazer nada, mas não se esqueça que muito do cansaço físico tem a ver com as sobrecargas diárias. Quem fica muito tempo sentado sofre muitas compressões corporais, alterando a circulação e a oxigenação.

    No final de semana procure diversificar com atividades ao ar livre, como ciclismo, cavalgada, patinação, surfe ou até mesmo uma boa caminhada pela cidade. Para o corpo se manter em equilíbrio você deve sempre praticar atividades aeróbias (corrida, caminhada, ciclismo, dança, etc.), anaeróbias (musculação, ginástica localizada, pilates, etc.) e alongamento ( Lian gong, tai chi, yoga ou alongamentos simples).

    E para os seus objetivos se tornarem realidades você deve acreditar que você pode e consegue mudar os seus hábitos. Até breve!

     

    Dica Limpeza das unhas

    Anda preocupada com a beleza, higiene e limpeza das suas unhas? Esta dica da limpeza de unhas torna as suas unhas mais limpas, mais brancas e sem manchas e pode fazer a partir de casa. É super acessível e barato.

     O que necessita é uma taça com água morna e limão. Parece simples, na realidade é bastante simples esta dica de limpeza das unhas.

     Procedimemtos:

     - Esprema o limão e deite numa taça o sumo de limão

     - Depois coloque um pouco de água morna

     - Mergulhe nessa mistura as unhas de uma mão e deixe repousar cerca de 8 a 10 minutos

     - Retire a mão e enxague com uma toalha
     - Repita este procedimento com a outra mão

    Deixe o açúcar de lado e adie o envelhecimento

    Açúcar destrói as fibras de sustentação da pele. Saiba como evitar esse processo.

    Açúcar destrói fibras de sustentação da pele. Envelhecer é tabu, mas não adianta: cedo ou tarde, essa fase natural da vida chega para todo mundo. Se você é aficionado em alimentos ricos em açúcar então, prepare-se: esse é o terreno perfeito para a chegada precoce da pele enrugada, flácida e com fortes marcas do tempo.

    A escolha é simples: o processo pode ser retardado, caso você adote um estilo de vida saudável, ou acelerado, caso siga a cartilha do sedentarismo e da má alimentação.

    Os "doces momentos" são verdadeiras armadilhas que turbinam o processo de envelhecimento. Isso porque o açúcar destrói as fibras de sustentação da pele por estimular a glicação - processo bioquímico que resulta na formação de produtos de glicação avançada (AGEs, na sigla em inglês - advanced glycation endproducts).

    Esse processo acontece quando uma molécula de açúcar em excesso - seja por aumento da ingestão, seja por lentidão do metabolismo - adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, etc.). Daí surgem os AGEs, uma classe de moléculas heterogêneas que altera a estrutura das proteínas. "Isso impede a eficácia no desempenho das funções das proteínas na pele. Além disso, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, deixando o organismo como um todo mais envelhecido".

    A glicação também aumenta com a idade, conforme alerta o médico endocrinologista e membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento (Abmae) e da Academia Internacional de Medicina Antienvelhecimento (Iaam, na sigla em inglês). "O corpo perde as reservas de antioxidantes. Além disso, o consumo de açúcares e a exposição a fatores glicantes (sol, temperatura elevada, álcool, etc.) é ainda mais prejudicial."

    A solução já é bem conhecida: hábitos alimentares saudáveis, atividade física e controle emocional são fatores essenciais para o combate a esse envelhecimento.

    Riscos

    Açúcar destrói fibras de sustentação da pele. O acúmulo de AGEs no corpo causa deterioração proteica, envelhecimento, intoxicação e bloqueio metabólico. Os danos celulares podem levar até mesmo ao comprometimento da função dos órgãos. Os altos índices glicêmicos provocam um processo inflamatório generalizado nos vasos sanguíneos, afetando mais os capilares terminais (de menor calibre), o que leva à acidez do tecido, provocando rugas, ressecamento e flacidez da pele e celulite.

    No Brasil, o açúcar mais popular é o extraído da cana. Quando digerido, ele se transforma em glicose e frutose, que em excesso, são extremamente prejudiciais à saúde e podem provocar, além do envelhecimento, vários distúrbios, como o diabetes tipo 2 e o aumento da gordura corporal.

    Um outro alerta é a importância da redução da farinha refinada, que entra na receita de quase todos os doces e gera compulsão alimentar. Embora pouca gente saiba, o açúcar não gera compulsão, ao contrário da farinha. Além disso, ela contém triptofano, substância que estimula o cérebro a produzir a serotonina - neurotransmissor que regula o prazer, o sono, o apetite e a própria alegria de viver.

    Substitua

    Abolir o açúcar e a farinha refinada do cardápio de uma hora para a outra não é uma boa opção. O melhor é diminuir gradualmente as porções. "Um corte radical provoca a queda brusca de serotonina no organismo e a pessoa pode manifestar uma síndrome de abstinência semelhante à de um viciado em álcool ou cocaína. Entre os sintomas mais frequentes, estão a dor de cabeça, a depressão, enjoos e mau humor".

    O mais importante é a ingestão combinada de alimentos com índices glicêmicos baixos e índices proteicos altos, ricos em fibras, bem como grãos integrais, azeite e produtos light.

    "Para manter em baixa os índices glicêmicos, deve-se começar as refeições com saladas de verduras e legumes com azeite. As fibras e o azeite retardam o tempo de absorção dos alimentos. O uso de arroz integral, granola, legumes (ao vapor ou grelhados), folhas verdes, frutas in natura e sucos sem coar também é fundamental. Os portadores de alto índice glicêmico devem evitar ao máximo produtos industrializados, lácteos e doces."

    Também é importante comer de forma fracionada, para evitar que os níveis de açúcar despenquem. Manter o controle emocional, fazendo exercícios físicos e atividades que proporcionem prazer, é outro ponto fundamental. "Isso aumenta a síntese de serotonina, endorfina e dopamina naturalmente, sem precisar recorrer aos doces”.

    Há uma série de itens que são opções para substituir o açúcar na dieta. Confira os principais:

    • Frutas in natura ou desidratadas. Prefira frutas quentes, como: banana assada com canela e adoçante; abacaxi assado ou grelhado; compota de maçã ou pera; mousse; pudins de frutas (goiaba, manga).
    • Mel.
    • Chocolate amargo.
    • Adoçantes como sucralose ou estévia.
    • Aumente a ingestão de água.

    E boa saúde a todos!