Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sinal verde para os carboidratos


Tem gente que nem fala o nome deles com medo de engordar. Puro preconceito: os carboidratos podem - e devem! - estar presentes na dieta de quem pretende emagrecer e manter o corpinho esbelto. O segredo é saber escolher. "Esses nutrientes dividem-se em duas categorias: os simples e os complexos. São esses últimos que devem prevalecer na dieta de quem pretende se livrar dos quilinhos extras". Os carboidratos simples, como o açúcar e o mel, têm um teor maior de glicose e são digeridos mais rapidamente. Resultado: você sente fome pouco depois de comer. Já os nutrientes considerados complexos têm digestão mais lenta, mantendo uma saciedade prolongada - pães, biscoitos, cereais, massas, arroz, grãos, vegetais e frutas são alguns exemplos.

Na versão integral, esses alimentos são ainda mais indicados na luta contra a balança, pois as fibras contribuem para que você demore a sentir apetite novamente.

Eliminar de vez os carboidratos, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental - estados de ânimo que supercombinam com chocolatinhos, biscoitos e mais outras guloseimas que transbordam calorias. "Quando estamos com muita fome, procuramos sempre algum alimento que contenha carboidrato. Isso não é à toa. O organismo alerta para essa necessidade".

Atenção à quantidade ingerida, claro, é fundamental, pois o macronutriente se armazena em forma de gordura se for consumido em excesso. "O ideal é que o consumo de carboidratos componha pelo menos metade das calorias ingeridas diariamente".

Em uma dieta de 1400 kcal/dia, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175g (Para calcular as calorias necessárias em sua dieta, clique aqui e faça uma avaliação gratuita). Abaixo você confere uma tabela com a quantidade de carboidratos presente em algumas de suas principais fontes.

Alimento
Quantidade
Carboidrato
Biscoito água e sal
1 unidade
5g
Barra de cereal light
1 unidade
17g
Pão integral
1 fatia
14g
Pão francês
1 unidade
28g
Pão de forma light
1 fatia
11g
Aveia em flocos
1 colher de sopa
10g


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.