Meu espaço

Meu espaço
Um Encanto

domingo, 11 de abril de 2010

Olheiras como acabar com elas

Acorda de manhã e olha-se ao espelho. Elas continuam lá, a carregar o rosto e a borrar a pintura natural da face. Conheça soluções mais definitivas do que o corrector.


Naturalogia

As olheiras podem ter dois tipos de causas, um hereditário, e outro, devido sobretudo a cansaço e/ou má alimentação. No primeiro, nota-se por um excesso de pigmentação da pele, tornando-a mais escura e é mais frequente em pessoas de pele morena e nos orientais. No segundo caso, para além do cansaço ou má digestão, podem ser provocadas pela ingestão excessiva e/ou constante de bebidas alcoólicas, tabaco, medicamentos químicos, sal e café. Ver televisão até tarde e estar muitas horas ao computador podem ser causa de cansaço ocular. Os nossos olhos não foram feitos para estarem sempre a olhar para ecrãs ou a ler. Precisam de horas de descanso.
Para aliviar olheiras, de uma forma natural, temos ao nosso alcance várias soluções: rodelas de pepino geladas aplicadas sobre os olhos; compressas geladas de chá de camomila, ou chá preto ou chá 3 anos; rodelas finas de batata crua; compressas feitas com batata crua ralada aplicada sobre um tecido (limpo) de algodão (a seguir lavar com água bem fria). Todos estes tratamentos devem ser aplicados três vezes por dia, em relaxamento, em posição deitada, numa ligeira penumbra e com os telefones e telemóveis desligados.
Segundo o Ayurveda (antiga medicina indiana), a massagem ao rosto feita com Ghee (óleo de manteiga clarificado) é especialmente eficaz, se feita regularmente, e pode ser coadjuvada com a massagem à cabeça libertando tensões acumuladas e activando todos os pontos energéticos que temos nessas partes do corpo.

Estética
O contorno dos olhos é uma zona que exige atenção e cuidados particulares já que a sua epiderme é três vezes mais fina do que a do resto do rosto. O sangue, ao passar pelas veias maiores perto da superfície desta pele, pode produzir uma cor azulada e, quanto mais clara for a pele, mais escura é a aparência das olheiras. Existem vários factores que predispõem o aparecimento das olheiras: o factor hereditário, o stresse, a ansiedade, poucas horas de sono. Uma das recomendações mais importantes é, de facto uma boa noite de sono, mas também o exercício físico e uma alimentação saudável.
Para prevenir ou cuidar as olheiras sugiro, entre outros cuidados, a drenagem linfática, feita com uma frequência mínima de 15 em 15 dias. Esta massagem irá drenar as toxinas do sistema linfático e melhorar a circulação. Cremes e tratamentos específicos para esta zona são também aconselhados diariamente (cremes) e semanalmente ou quinzenalmente (tratamentos em instituto). Poderá sempre recorrer a um tratamento completo de prevenção e correcção de rugas, papos, e olheiras, de forma a usufruir de uma acção tensora e descongestionante, e um olhar rejuvenescedor.
Como cuidados complementares para um tratamento mais intensivo deste problema, as seguintes sugestões são fáceis e naturais: a centelha asiática (chá ou cápsulas) ajudam a melhorar a circulação sanguínea; a camomila (aplicar compressas frias embebidas no seu chá que tem um efeito calmante); e o pepino produtos/cremes à base deste fruto têm um efeito descongestionante natural).

2 comentários:

  1. Para disfarçar as olheiras você pode usar um corretivo do mesmo tom da pele. Com a ajuda de um pincel, você deve passar o produto em toda a pálpebra superior e inferior, no canto dos olhos, canto do nariz e abrindo levemente para as maças do rosto para uniformizar com o restante da pele do rosto.

    No caso de manchas muito escuras tome cuidado na hora de escolher o corretivo, o ideal é misturar o corretivo no tom da pele com um que tenha um matiz mais avermelhado, para que assim, você consiga neutralizar o fundo escuro da mancha.

    ResponderExcluir
  2. Uma outra opção é escolher tratamentos que agem na drenagem local ou e que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo usar produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso e diminuindo a dilatação, já que atuam na microcirculação sanguínea.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.