O efeito dos raios solares é cumulativo, por isso a pele pede proteção o tempo todo.
Os termômetros ainda apontam temperaturas mais altas e as pessoas deixam os escritórios em direção às praias e parques. No entanto, a maioria das pessoas negligencia durante todo o ano alguns cuidados básicos com a pele, como o uso de protetor solar e de hidratante, que deveriam ser utilizados diariamente, independentemente da estação do ano.
A pele é um órgão muito importante porque protege o organismo contra os efeitos da radiação e de agentes químicos e infecciosos. Por isso, merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares é ainda maior e a exposição ao sol é prolongada. A pele é uma verdadeira barreira natural que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo. Ela age como um termômetro que controla a nossa temperatura, fazendo com que eliminemos suor quando ela está muito alta ou denunciando as temperaturas mais baixas. Além disso, é um sensor de sensações, como tato, frio, calor, dor, etc. Por ser tão importante, ela precisa de cuidados especiais e de muita hidratação.
Os hidratantes são fundamentais no cuidado com a pele. Alguns ingredientes, como a glicerina e o propilenoglicol são capazes até de "captar" as moléculas de água do ambiente, devolvendo-as para a pele (são chamados de umectantes). Cuidar da pele é um processo que pode ser feito de fora para dentro – por meio dos produtos que ajudam a mantê-la saudável – e, também, de dentro para fora, através da alimentação e da reposição de líquidos.
Os protetores e bloqueadores solares também são essenciais. No mercado já estão disponíveis inúmeras versões para diversos tipos de pele, mas a escolha do produto deve ser realizada com cautela. O ideal é sempre utilizar protetores de boa procedência, notadamente aqueles que tenham certificação, pois comprovam que eles passaram por diversos testes clínicos. Também é importante verificar o prazo de validade do produto. Na hora de passar o protetor não esqueça de chacoalhar a embalagem e procurar aplicá-lo meia hora antes da exposição ao sol. Com essas medidas simples, doenças como o câncer de pele podem ser evitadas.
Os cuidados com as crianças devem ser iniciados precocemente para evitar problemas de pele na fase adulta, já que os efeitos danosos dos raios solares são cumulativos. Eles devem estar protegidos inclusive quando estiverem na cadeirinha, dentro do automóvel. Durante os passeios ao ar livre use sombrinhas e proteja as crianças com chapéus e roupas apropriadas. Mas atenção: antes de aplicar protetores solares em crianças menores de seis meses de idade, é preciso consultar o médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu comentario, ele é muito importante para mim, deixe sempre a sua sugestão, assim posso cada vez mais melhorar.